Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

CPI de Vandinho é autorizada

Rodrigo Péret (Interino) | 28/03/2023, 14:04 h | Atualizado em 28/03/2023, 14:06

Imagem ilustrativa da imagem CPI de Vandinho é autorizada
Vandinho Leite, deputado FOTO: Tati Beling - Ales |  Foto: A Tribuna

Após o governo decidir apoiar Marcelo Santos (Podemos) à presidência da Assembleia Legislativa, inviabilizando a candidatura do deputado Vandinho Leite (PSDB) ao cargo, o clima entre Vandinho e o governo estadual havia azedado. 

Além de votos contrários a posições do governo em projetos por parte do deputado, interlocutores chegaram a destacar que Vandinho estaria sendo “boicotado” para não conseguir criar a CPI da regulamentação fundiária, já que em duas tentativas ele acabou ficando atrás de parlamentares da base aliada do governo, que chegaram a “madrugar” para protocolar seus requerimentos segundos após a abertura do prazo.   

Porém, conforme Plenário registrou ontem, a relação, nos últimos dias, melhorou: se no final de semana Vandinho apareceu ao lado do governador em um evento, ontem sua CPI foi finalmente autorizada na Assembleia Legislativa.

Mantendo a base forte

O requerimento de Vandinho foi aprovado dias após o vice-líder do governo na Casa, Tyago Hoffmann (PSB), encerrar as atividades de sua própria CPI, em movimento raro. 

O esforço do governo em se reaproximar do deputado visa evitar fortalecimento da oposição na Assembleia, mas também  manter o PSDB próximo, pensando nas eleições de 2024.

Aumento de salário

A Câmara de Nova Venécia vai votar hoje projeto de lei que aumenta o salário dos parlamentares do município a partir da próxima legislatura, em 2025. Atualmente, o vencimento dos vereadores do município é de R$ 5.863,10. Caso o projeto seja  aprovado, o salário bruto passaria para R$ 10.128,90, o que significa um aumento de  72,7%.

Prefeito  pé-quente

Torcedor do Vitória, o prefeito da capital, Lorenzo Pazolini (Republicanos), deu sorte ao seu time de coração: ele foi ao estádio Salvador Costa no último domingo para torcer pelo alvianil, que conseguiu a classificação para as semifinais do Campeonato Capixaba, superando o Estrela do Norte.

Cooperativismo

Foi aprovado na Câmara Municipal de Vila Velha, por unanimidade, o projeto de lei que institui a Política Municipal de Cooperativismo no município, de iniciativa da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo, cujo presidente é o vereador Joel Rangel (PTB). 

A iniciativa visa incentivar a forma cooperativa de uma organização “econômica, social e cultural” nos seus diversos ramos de atuação. O projeto segue para a sanção do prefeito.

Governo quer criar secretaria da mulher

O governador Renato Casagrande (PSB) encaminhou ao Legislativo estadual o projeto que cria a Secretaria Estadual das Mulheres (Sesm). A proposta teve a sua urgência aprovada ontem e vai tramitar  pelos colegiados de Justiça, de Direitos Humanos e de Finanças. Segundo a proposta, a Sesm terá a competência de formular as políticas públicas das mulheres, assim como desenvolver, implementar e monitorar os resultados desse trabalho.


GALERIA

Rede define porta-vozes

A Rede Sustentabilidade elegeu, no último sábado, sua nova Executiva Estadual, definindo os nomes de Laís Garcia e Macaciel Breda como porta-vozes estaduais.  

Conhecendo soluções

Para finalizar sua missão na Europa,  o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Podemos), visitou, na última sexta-feira, o Mercato Verona e a Usina Termovalorizadora de Brescia, para  conhecer exemplos de gestão de centros de distribuição e logística que possam ser replicados ou servir de inspiração para melhorias para a Ceasa e para o tratamento do lixo urbano capixaba.

Da Vitória será  relator

O deputado federal Da Vitória (PP) foi escolhido  para relatar a Medida Provisória que altera a legislação do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) das multinacionais que realizam transações comerciais com empresas relacionadas a elas no exterior.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: