Aumento salarial de 97,2%
Conforme já havia sido adiantado pela Coluna Plenário, os vereadores da Câmara de Vitória estavam debatendo internamente a possibilidade de propor um reajuste salarial e um aumento no número de parlamentares na Casa, ambos valendo a partir da próxima legislatura, em 2025.
Mesmo com o presidente da Câmara Leandro Piquet (Republicanos) informando ser contra os dois aumentos, esse debate ganhou ontem um novo capítulo: dois projetos listados como sendo de autoria de Maurício Leite (Cidadania) foram protocolados na Câmara. Um com o objetivo de aumentar o salário dos parlamentares dos atuais R$ 8.966,26 para R$ 17.681,99 a partir de 2025, um reajuste de 97,20%; e outro com o objetivo de aumentar o número de parlamentares da Casa de 15 para 21 a partir de 2025. Maurício foi procurado para se manifestar, mas não retornou o contato da Coluna até o fechamento da edição.
Troca de farpas
No caso do projeto de reajuste salarial, apenas Maurício Leite aparece assinando a proposta. Para a Coluna Plenário, Davi Esmael (PSD) e Leonardo Monjardim (PL) informaram que são contra o reajuste. Esmael e Monjardim, aliás, bateram boca na sessão antecipada realizada ontem por causa do projeto, com gritos de “mentiroso” de ambas as partes.
Clima quente
Na mesma sessão, também houve discussão entre Dalto Neves (PDT) e Luiz Emanuel Zouain, após Neves avisar que o tempo do colega havia se esgotado. “O senhor por favor fique calado”, disse Zouain. “O senhor que me mandou calar a boca, tenha decência e respeite os colegas. Só estava informando ao senhor que o tempo acabou”, respondeu Dalto Neves.
Leia mais
Aprovado
Após aprovar reajuste de 5% para os servidores públicos estaduais na última terça-feira, a Assembleia Legislativa aprovou ontem um projeto de reajuste na mesma porcentagem para o salário do governador, do vice-governador e dos secretários de Estado.
A medida foi justificada na sessão como necessária para que todos os servidores públicos do estado possam receber o reajuste de 5%, já que o teto salarial do serviço público é a remuneração do governador.
Elogios só para quem veio
Durante evento para sancionar a criação da Rota Azul, o governador Renato Casagrande disse que Venda Nova do Imigrante era mais bela que Domingos Martins e Castelo, arrancando gargalhadas dos presentes ao explicar que só disse isso porque o único dos três prefeitos presentes era o de Venda Nova.
Explosivos e combustíveis na mira de CPI
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar o uso e a comercialização dos explosivos e combustíveis no Estado já conta com um cronograma de trabalho e vai se reunir a cada 15 dias na Assembleia Legislativa.
“Vamos pra cima dos postos que estão praticando irregularidades, principalmente nos reajustes dos preços dos combustíveis”, avisou o presidente da CPI, o deputado Denninho Silva (União Brasil).
galeria
Encontro de filiação
O Psol vai realizar amanhã, às 18h30, um evento de filiação do partido, na sede do sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos do Estado (Sindipúblicos), no Centro de Vitória.
Abud será vice-presidente
Durante reunião na última segunda-feira, a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) escolheu o presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Munir Abud, para ocupar o cargo de vice-presidente Regional Sudeste da Aesbe.
Detectores de metal
O deputado estadual Danilo Bahiense (PL) protocolou projeto para tornar obrigatória a instalação de detectores de metais nas escolas públicas estaduais e em escolas particulares no Estado. Um projeto de lei semelhante também foi apresentado pelo deputado estadual Alcântaro Filho (Republicanos), que quer, porém, ampliar a medida para creches e pré-escolas.