Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Disputa em Colatina Esquenta

Coluna publicada neste sábado no jornal A Tribuna

Rodrigo Perét | 25/03/2023, 22:06 h | Atualizado em 25/03/2023, 22:09

Imagem ilustrativa da imagem Disputa em Colatina Esquenta
Prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi, foi acusado por vereador de agressão |  Foto: Reprodução / Redes Sociais

Na Grande Vitória, já se percebe as movimentações de deputados e vereadores em torno das eleições municipais de 2024. Mas em Colatina, no Norte do Estado, não é diferente. 

Recentemente, o vereador de Marilândia Adilson Reggiani (PSB) afirmou, durante uma sessão da Câmara de seu município, que o prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi, teria agredido um servidor de seu próprio município durante um evento da área da Saúde, por conta de um rumor de que “um ex-deputado” pretendia disputar o cargo de prefeito de Colatina em 2024. “O senhor está prefeito, mas não é dono da cidade, Guerino”, afirmou Reggiani.

Apesar de não haver o nome citado, nos bastidores fala-se que  o “ex-deputado” seria Renzo Vasconcelos (PSD), que é cotado para disputar a prefeitura em 2024. Procurado, Renzo não retornou o contato da Coluna Plenário até o fechamento da edição.

Negou agressão física

Procurado, Guerino Balestrassi garantiu que não houve agressão física, mas sim uma reação enérgica porque o servidor, ao invés de participar do evento realizado na Câmara Municipal, estava, segundo Balestrassi, “no corredor  do local realizando atividade político-partidária e  atacando a honra” do prefeito “durante seu horário de trabalho”.

Estratégia comum

Conflitos, diretamente ou indiretamente, com prefeitos um ano antes da eleição é cada vez mais comum em tempos de redes sociais. 

Na Grande Vitória já se observa parlamentares e ex-prefeitos  se posicionando ou se articulando,  com o objetivo de se consolidarem como oposição para 2024, seja como candidato ou apoiando nomes.

Joelhos em forma 

O deputado José Esmeraldo (PDT) esteve em Alegre para um evento do governo estadual e aproveitou para se exercitar com o prefeito Nirrô em uma academia popular do município. “Cuidado com o joelho!” disse uma apoiadora. “Não se preocupe, sou um cara que caminha muito”, respondeu Esmeraldo.

Lula no Estado

Durante visita ao Estado para fiscalizar as obras em andamento  do Contorno do Mestre Álvaro e da BR-447, o  ministro dos transportes, Renan Calheiros Filho, informou  que o presidente Lula (PT) virá ao Espírito Santo para participar da cerimônia de entrega das obras. 

“Nós vamos entregar essa obra entre outubro e novembro deste ano e vamos trazer o presidente Lula para entregar essa obra para o povo do Espírito Santo”, disse o ministro.

Vandinho quer armar mulheres vítimas de violência

O deputado estadual Vandinho Leite (PSDB) propôs um projeto para criar um auxílio R$ 4 mil, em parcela única, para que mulheres vítimas de violência doméstica possam adquirir armas de fogo. Para receber o auxílio, a pessoa precisaria ter mais de 21 anos, ficha criminal limpa, comprovação de higidez psiquiátrica e psicológica e comprovação de preparo para manusear a arma, incluindo realização de curso de habilitação de tiro ministrado gratuitamente pelo Estado.

GALERIA

Ordem de serviço 

O evento do governo que contou com a presença do deputado José Esmeraldo (PDT) em Alegre foi para a assinatura da Ordem de Serviço para a restauração do Solar Miguel Simão, no valor de R$ 2,5 milhões. Esmeraldo foi quem fez o pedido  para a realização da obra.  

Audiência pública 

A Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente da Assembleia Legislativa realiza, na próxima quarta-feira, às 19 horas, uma audiência pública para debater a segurança nas escolas, motivada pelo atentado ocorrido no final do ano passado em duas escolas no bairro Coqueiral de Aracruz.

Aprovado

A Câmara de Vitória aprovou, na última quarta, um projeto de lei do vereador Vinicius Simões (Cidadania) que dá aos cuidadores de pessoa com deficiência prioridade no atendimento, tanto no setor público quanto em estabelecimentos privados em Vitória.  A  nova lei partiu de um pedido do  Coletivo Mães Eficientes.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: