Nomeação será nesta semana
Confira a coluna de sábado (18)
Presidente estadual do Republicanos, Erick Musso, será nomeado na próxima terça-feira como novo secretário de governo do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos). Desde outubro do ano passado falava-se que ele poderia integrar uma secretaria, e agora isso será consumado.
O cargo era ocupado no primeiro mandato de Pazolini por Aridelmo Teixeira (Novo), que se afastou do prefeito após não ter sido escolhido para compor a vice nas eleições 2024. Musso é considerado braço direito de Pazolini, e os dois começaram a relação política quando foram deputados estaduais. Na entrevista coletiva de posse, Pazolini chegou a falar que Erick Musso iria integrar a pasta que quisesse na gestão.
Nas redes sociais de Musso, ele já tem sido marcado em posts relacionados à gestão Pazolini, e também tem representado o prefeito de forma extraoficial em algumas ocasiões.
Objetivos futuros
Além de Pazolini ser cotado para disputar o cargo de governador no ano que vem pelo Republicanos, o próprio Erick Musso também tem suas pretensões. Nos bastidores, a ideia dele é brigar por uma das 10 cadeiras da Câmara Federal. Cabe lembrar que a última eleição disputada por ele foi ao Senado, ainda em 2022. Ficou em terceiro lugar.
Força do Republicanos
Uma das ideias de Musso é utilizar a projeção de uma das pastas mais importantes para Pazolini para conseguir bom resultado em 2026. Politicamente, colheu bons frutos nas últimas eleições municipais. A sigla fez oito prefeitos, com destaque para Vitória e Guarapari. Boa performance de Muribeca (Rep) na Serra também foi positiva para Musso.
Não dispensa a casaca!
Governador Casagrande (PSB) aproveitou a Feira de Artesanatos de Guarapari para “arranhar” uma casaca. Pessoas próximas a ele afirmam que quando flagra uma banda de congo, nunca dispensa o instrumento. Sábado (18) ele estará na inauguração da Ponte da Madalena, na Barra do Jucu. A cena deve se repetir.
Posse de Trump
Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, vai ser empossado na segunda-feira para exercer seu segundo mandato. Lideranças do PL de todo o País foram convidadas para estarem presentes na solenidade.
Vereador de Vitória Dárcio Bracarense (PL) foi um dos que recebeu o convite e já está nos EUA para o evento. Cabe lembrar que ele já foi assessor das deputadas federais Bia Kicis (PL-DF) e Carla Zambelli (PL-SP).
Definição sobre Podemos após eleição da Mesa
As cartas estão na mesa sobre a intenção de o Podemos ser contemplado com uma secretaria no governo do Estado. Nos bastidores, porém, o partido não deseja qualquer pasta, visto que o PP ganhou dias atrás uma das maiores do governo: Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano.
Um dos maiores argumentos do Podemos é o tamanho que o partido saiu das eleições de 2024. Fez 11 prefeitos, 12 vices e 125 vereadores.
Galeria
Posse no TRT-ES
A solenidade de posse das novas dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-ES) da 17ª Região para o biênio 2025-2027 será na quinta-feira, às 18h, no auditório do TRT-ES. Desembargadoras Alzenir Bollesi De Plá Loeffler e Marise Medeiros Cavalcanti Chamberlain foram eleitas por unanimidade para os cargos de presidente e vice-presidente
Novo nome na saúde
Prefeito de Cachoeiro, Theodorico Ferraço (PP), apresentou oficialmente a advogada, empresária e vereadora licenciada Renata Fiório como secretária municipal de Saúde. A escolha por Renata havia sido antecipada por Plenário.
Cobrança material escolar
Lei do deputado Gandini (PSD) proíbe a inclusão de itens de uso coletivo na lista de material escolar. A legislação abrange tanto instituições privadas quanto públicas no Espírito Santo. A lei impede que escolas cobrem materiais como papel higiênico, álcool em gel, sabonete etc.