Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Papo de Família

Papo de Família, por Cláudio Miranda

Colunista

Cláudio Miranda, terapeuta de Família e Psicopedagogo Clínico

Um pai presente na educação dos filhos

Paternidade ativa fortalece vínculos, valores e a saúde emocional dos filhos

Cláudio Miranda, Colunista de A Tribuna | 11/08/2025, 12:34 h | Atualizado em 11/08/2025, 12:34

Imagem ilustrativa da imagem Um pai presente na educação dos filhos
Cláudio Miranda é da Diretoria da ATEFES (Associação de Terapia Familiar do ES), Terapeuta de Família, Psicopedagogo Clínico, Pós-graduado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP. |  Foto: Leone Iglesias/ AT

Na educação de filhos existe ainda uma crença de que os pais não são muito presentes na educação e na vida de seus filhos. Ainda que isso possa ter um fundo de verdade, podemos dizer que essa situação está mudando cada vez mais. Você teve a presença do seu pai na sua vida? Sentiu falta dele à medida que foi crescendo?

A presença de um pai presente e afetuoso contribui para que os filhos desenvolvam maior segurança emocional e autoconfiança nas relações que estabelecerão na vida.

Onde quer que esse filho esteja, ele sentirá o quanto é cuidado pela presença do pai, mesmo que esteja distante fisicamente dele. Pais que participam ativamente da educação ajudam os filhos a lidar melhor com frustrações e a desenvolver a capacidade de suportar as dificuldades da vida com equilíbrio emocional e mental.

Os pais reforçam para os filhos as noções de disciplina, trabalho em equipe, seguir regras de comportamento e bom relacionamento social.

O contato com a figura do pai é fundamental na formação de identidade, valores pessoais e crenças que irão nortear toda a sua vida.

Ele proporciona um equilíbrio nos estilos de educação materno e paterno, proporcionando maior estabilidade emocional e menos conflitos no ambiente familiar.

Filhos com bons exemplos paternos têm maior probabilidade de estabelecer relacionamentos saudáveis e com autonomia na vida adulta.

Eles desenvolvem melhor a capacidade de se defender e de fazer escolhas saudáveis na sociedade. A interação com o mundo acontece com naturalidade e confiança dentro dos limites de convívio que assimilou do seu pai.

Por outro lado, a ausência paterna pode gerar consequências negativas e problemas comportamentais nas relações intergrupais.

Um filho numa situação dessa poderá encontrar dificuldade em lidar com figuras de autoridade e mostrar maior propensão a transtornos afetivos e emocionais. A ansiedade e a depressão costumam ser mais comuns em crianças com pais ausentes.

Há crianças que são abandonadas mesmo tendo os pais “de corpo presente” no ambiente da casa, pois eles não se relacionam sadiamente com seus filhos.

Não se responsabilizam por uma educação sadia e não sabem impor os limites necessários a uma educação de qualidade.

Alguns pais camuflam a sua atuação se fazendo de bons e presentes dando presentes e prêmios exageradamente aos filhos, viciando-os ao consumismo material e fazendo deles adultos frágeis e dependentes de coisas e situações sem importância real para o seu crescimento como pessoa.

Ter um filho é um grande desafio. São preocupações que surgem a todo momento numa lista infinita de tarefas que se renovam a cada dia, mas, mesmo sendo uma tarefa difícil, as crianças merecem um olhar cuidadoso e atento.

É função dos pais ensinar seus filhos e impor limites. Não precisa ser um pai perfeito, seja um pai suficientemente bom e presente. Não existe um modelo perfeito de paternidade. Faça o melhor que possa a cada dia.

Quando você errar numa ação educativa com o seu filho, não se sinta culpado. Enquanto os seus filhos vão crescendo e se desenvolvendo, você vai aprendendo a ser um pai cada vez melhor.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: