Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Papo de Família

Papo de Família, por Cláudio Miranda

Colunista

Cláudio Miranda, terapeuta de Família e Psicopedagogo Clínico

Supere as crenças que te impedem de ser melhor

Na nossa vida, o tempo todo temos um desafio a superar. Tudo é uma consequência do movimento que fazemos para buscar aquilo

Cláudio Miranda, Colunista de A Tribuna | 02/08/2025, 08:15 h | Atualizado em 02/08/2025, 08:15

Imagem ilustrativa da imagem Supere as crenças que te impedem de ser melhor
Cláudio Miranda é é da Diretoria da ATEFES (Associação de Terapia Familiar do ES), Terapeuta de Família, Psicopedagogo Clínico, Pós-graduado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP |  Foto: Arquivo/AT

A educação que recebemos desde criança e as leis sociais às quais vivemos podem fazer com que nos tornemos pessoas incapazes e limitadas nas nossas possibilidades de crescimento pessoal e de satisfação humana.

Há uma história que fala do elefante que tinha uma corda amarrada em uma das patas e presa a uma pequena estaca a qual ele poderia facilmente fugir dali. Alguém pergunta porque ele não foge se a força dele é muito maior que a corrente? Acontece que aquela corda foi colocada em sua pata desde pequeno e ele desenvolveu a ideia de que ele não consegue fugir daquela situação. E de fato, ele não foge.

Com cada um de nós acontece a mesma coisa. Quando vivemos sob crenças e ideias limitantes as incorporamos como verdades absolutas e imutáveis. Assim nos acostumamos com pouco, mesmo que fiquemos insatisfeitos. Aceitamos relacionamentos abusivos mesmo que soframos com isso. Toleramos várias formas de abuso e exploração ainda que não gostemos disso.

É como se vivêssemos sob uma lei invisível, que tira a nossa força, nosso poder. Algo que nos sinaliza interiormente um limite a qual não somos autorizados a ultrapassar. Essa “lei” te impede de ousar. E quando você tenta sair disso e a coisa dá errado, virá imediatamente um pensamento à sua mente: “Eu sabia que isso não é para mim. Eu nunca vou conseguir”.

Depois de várias tentativas e erros, acabamos incorporando o fracasso, o desamparo e paramos de tentar. Entramos em sofrimento, inconformação e apatia. O pensamento limitante que construímos ao longo da vida, nos paralisa diante das menores dificuldades.

A ideia de que tudo é muito difícil fica tão forte que paramos de tentar mudar nossa história de vida para melhor. Nessa hora, necessitamos de uma ajuda de fora, de alguém que nos faça perceber a força que temos. A terapia é um dos caminhos que podemos optar por fazer essa mudança interior, fortalecendo nossa autoestima e autoconfiança.

A terapia não excluirá nossos problemas, mas nos ensinará a lidar com eles com a coragem e a determinação necessária para transforma-los em aprendizado e experiência toda vez que surgirem. Aprenderemos que as coisas são difíceis porque nós não ousamos.

Muitas vezes fugimos do trabalho que a dor da mudança desencadeia, mas esse desconforto é passageiro. Contudo, o pior é a dor da permanência que te aprisiona no problema, porque, nela, o seu sofrimento será eterno caso você não esteja feliz.

Em terapia você aprenderá a desamarrar as suas correntes e romper os ciclos de sofrimento aos quais você ainda se submete. Você vai percebendo a cada dia mais as suas possibilidades e a sua capacidade de superação. Poderá determinar o ponto de partida da sua nova jornada. A sua chegada vai estar determinada pelo que você decidiu fazer na tua vida.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: