Vitória é eleita a melhor cidade do Brasil em ranking da Veja Negócios
Com indicadores acima da média nacional, a capital do Espírito Santo alcança excelência em diferentes áreas da gestão pública
Vitória conquistou o posto de melhor cidade do Brasil. A capital do Espírito Santo recebeu classificação de excelência em serviços públicos, desenvolvimento econômico, responsabilidade fiscal e ações que elevam a qualidade de vida e o bem-estar dos moradores. A avaliação faz parte da primeira edição do ranking “As Melhores Cidades do Brasil – Veja Negócios”, elaborado em parceria com a Austin Rating, uma das mais respeitadas agências de risco de crédito do País.
Além do título geral, Vitória também liderou entre os municípios de grande porte. Entre os indicadores destacados estão a taxa de escolarização de 6 a 14 anos, que alcança 99,24%, e o percentual de domicílios com acesso à internet, que chega a 92,69%.O levantamento aponta ainda que, segundo o Índice Firjan de Gestão Fiscal, a capital destina pelo menos 12% do orçamento anual para investimentos em educação, saúde e segurança.
A reportagem especial sobre a premiação cita uma série de ações que contribuíram para o desempenho da cidade, como o projeto “Vitória de Frente para o Mar”, que moderniza toda a orla da ilha com ciclovias, calçadões, deques e estacionamentos — além da melhoria na educação, com a entrega de milhares de tablets a estudantes.
O texto reforça também que, na área de segurança pública, o número de câmeras de vigilância instaladas saltou de 34 para 1.128 nos últimos quatro anos, e que a taxa de homicídios — 16,4 por 100 mil habitantes — está entre as menores do País, assim como o marco superior a 500 dias sem registros de feminicídio.
Na área de inovação, Vitória ganhou destaque com o Laboratório Urbano Vivo, que convida empresas a propor soluções inovadoras para desafios reais da cidade — como preservação ambiental e ampliação do acesso a serviços públicos digitalizados.
A publicação também destaca o Vix + Cidadania, programa que contribui para reduzir a extrema pobreza ao oferecer um cartão voltado para gastos com alimentação e higiene pessoal.
“Esse novo e importante ranking mostra que Vitória está no caminho certo. O resultado reforça a cidade como um centro de inovação e abre oportunidades para novas parcerias”, afirmou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários