Obra de artista capixaba representa elos do povo brasileiro e é premiada em SP
Vania Cáus foi selecionada para a exposição do 54° Salão de Arte Contemporânea da Pinacoteca de Piracicaba
A artista capixaba Vania Cáus representou a formação do povo brasileiro em sua obra intitulada "Elos Identitários" e recebeu um prêmio em São Paulo, além de ter a peça selecionada para compor a exposição do 54° Salão de Arte Contemporânea da Pinacoteca de Piracicaba.
A criação é uma corrente composta por peças coloridas em mosaico. Segundo a artista, a intenção foi representar a junção e a formação do povo brasileiro, que tem referências da cultura negra, indígena e europeia. "E o resultado é essa maravilha que é o país multicolorido", destacou.
Vânia costuma trabalhar com mosaicos em seus projetos, mas ressaltou que este foi um desafio por ser uma peça tridimensional. "Eu pensei em materializar uma obra que rompesse as barreiras do convencional de um mosaico, quis me atrever à tridimensionalidade", contou.
A escultura é uma corrente composta por quatro elos. "Um elo é todo preto, o outro todo branco, o outro remete ao grafismo indígena, com as cores preto, branco e vermelho, e o último elo da corrente é multicolorido, que representa o resultado: a miscigenação", explicou.
Vania destacou ainda a dualidade que a corrente traz. "Esse conceito de corrente remete tanto à junção de coisas quanto à elemento de opressão. Você pode trancar com uma corrente ou pode juntar. Cada elo de uma corrente é tão frágil quanto a corrente inteira", refletiu.
Com a obra, a artista participou de um edital público internacional, no Brasil e nos Estados Unidos, e recebeu a resposta da Pinacoteca de Piracicaba. "Quando eu recebi a resposta de que havia sido contemplada já foi um momento de muita alegria. E dois dias depois a comissão julgadora disse que a obra foi premiada com o Prêmio Aquisitivo Câmara, que significa que a Câmara Municipal de vereadores da cidade de Piracicaba vai comprar a obra para fazer parte de seu acervo", comemorou.
A escultura "Elos Identitários" foi selecionada entre 1897 obras, enviadas por 599 artistas de 20 Estados brasileiros e também dos Estados Unidos.
SERVIÇO
Abertura e Premiação: 05 de dezembro de 2025
Período de Visitação: 06 de dezembro de 2025 a 08 de março de 2026
Apresentação – Prêmio Especial (leitura pública e análise de portfólio): 06 de dezembro de 2025
Comentários