Vem mais calor por aí! Confira a previsão desta quinta a sábado
Previsão no ES é de temperaturas de até 39ºC desta quinta a sábado. O motivo é um bloqueio atmosférico, que retém o ar seco e quente
Escute essa reportagem
Sob alerta de grande perigo devido a uma onda de calor, o Espírito Santo deve seguir registrando altas temperaturas até este fim de semana.
O ápice de calor, segundo os meteorologistas, será desta quinta (16) até sexta (17), quando a previsão aponta para as máximas de 38ºC e 39ºC, respectivamente, na Grande Vitória, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Já segundo a Climatempo, a máxima desta quinta (16) e sexta (17) é de 35ºC e 37ºC, respectivamente.
O céu permanece aberto, não há previsão de chuva e o calor intenso persiste entre quinta e sexta. Esta também é a tendência para o sábado (18) e para o domingo. O motivo é um bloqueio atmosférico, que retém o ar seco e quente.
O Espírito Santo e outros 14 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, estão sob alerta vermelho do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que indica temperaturas 5 graus acima da média no Estado há mais de cinco dias.
Na quarta (15), feriado da Proclamação da República, as praias do litoral capixaba amanheceram lotadas. De Baixo Guandu, Noroeste do Estado, a farmacêutica Cássia Thaís Sousa, 33, e o empresário Alceni Correa, 33, levaram a pequena Cecília, de 6 anos, para aproveitar o dia na Curva da Jurema, em Vitória.
“Viemos para a praia à tarde para evitar o sol muito forte. Também reforçamos o cuidado com o protetor solar e damos preferência à sombra”, explicou a mãe.
De acordo com a porta-voz da empresa de meteorologia Climatempo, Maria Clara Sassaki, o calor só deve dar uma trégua a partir de segunda-feira (20).
Isso porque uma frente fria, que tem causado fortes chuvas no Sul do Brasil, avança em direção ao Sudeste. Há expectativa de chuva para a região, com previsão de ventania, mar agitado e queda de granizo.
“Após dias seguidos de muito calor, a chegada da frente fria pode ser considerada um alívio, mas requer cautela. As autoridades devem monitorar e ficar em alerta”, observou a especialista.
A mudança de tempo, prevista para segunda-feira (20), será rápida, já que a frente fria perderá intensidade ao longo da semana. Apesar do nome, o frio não deve aparecer. Os termômetros devem ficar entre a média de 32ºC e 33ºC.
Pela orla
Refresco no feriado
A vigilante Silvana Lorets, de 35 anos, e o motorista Joelson Santos, de 36, aproveitaram o feriado para passar a tarde na Curva da Jurema, em Vitória.
“O jeito é aumentar a hidratação, claro, tomar muitos banhos e, quando temos uma folga, escolhemos um lugar fresco para passar o dia”, contou Silvana.
Chuveiro da praia
Banhistas como a estudante Thaís Machado, de 29 anos, procuraram formas de se refrescar, como no chuveiro da praia. “Sou de Vitória mesmo, então sempre que dá tempo eu dou um pulo na praia. Passo protetor solar a cada duas horas e não fico tanto no sol”, disse.
Expectativa pelo verão
A onda de calor já trouxe expectativa para quem trabalha nas praias. O autônomo Wellington Silva, de 47 anos, espera um aumento nas vendas de cangas, bonés e acessórios.
“Com o verão chegando, as vendas aumentam bastante. Enquanto ele não chega, a gente já vai fazendo uma clientela”, disse.
Saiba mais
El Niño
É um dos componentes que tem contribuído para os fenômenos extremos, tanto de chuvas fortes quanto de temperaturas elevadas.
O El Niño é caracterizado pelo aumento da temperatura da água na porção central e leste do Oceano Pacífico Equatorial.
Além do fenômeno, o aquecimento das águas dos outros oceanos também leva a um maior calor.
Esse aumento de temperatura pode ser tanto natural quanto provocado pelo ser humano.
O planeta passa por ciclos de aquecimento e resfriamento, que são oscilações naturais. Por outro lado, a emissão de poluentes e o desmatamento, por exemplo, contribuem para o desequilíbrio climático.
O Espírito Santo está sob alerta vermelho do Inmet até amanhã devido a uma onda de calor.
Fontes: Climatempo e pesquisa A Tribuna.
Comentários