“Trenzinho das Alegrias” atrai turistas ao Convento
Trenzinho das Alegrias proporciona experiência contemplativa, dura 10 minutos, conta a história do local por áudio e custa R$ 10
Escute essa reportagem
Fiéis e turistas que visitam o Convento da Penha, em Vila Velha, terão uma nova atração que irá subir ao Campinho: o Trenzinho das Alegrias.
Em formato de um vagão de trem, o veículo proporciona uma experiência contemplativa, educativa e divertida. Na quarta-feira (15), o passeio turístico-religioso foi inaugurado, às 9 horas, com a presença e bênção dos freis do Convento.
A passagem custa R$ 10 para a subida ou para a descida. Os ingressos podem ser adquiridos na portaria do Convento, assim como os ingressos para as vans.
Por enquanto, o funcionamento do Trenzinho será aos sábados, domingos e feriados, mas, durante a alta temporada, o veículo deve rodar todos os dias, afirma o frei Djalmo Fuck, guardião e reitor do Convento da Penha.
“Em dezembro, janeiro e fevereiro, o Trenzinho irá funcionar todos os dias, das 8 às 17 horas. A ideia do passeio é fazer uma experiência contemplativa. Temos uma área de Mata Atlântica extremamente preservada. A subida pelo Trenzinho vai demorar 10 minutos e haverá um áudio contando a história do Convento da Penha”.
O guardião ressalta ainda que a iniciativa de construção do Trenzinho das Alegrias partiu da própria fraternidade e faz parte de uma série de ações que visam uma melhor acolhida aos visitantes.
O casal Ednaldo Mendes, 56, e Maria da Conceição de Jesus, 53, fez a viagem de inauguração do Trenzinho das Alegrias, com sobrinha Ana Júlia, de 7 anos.
“É um dos passeios mais charmosos e bonitos da Grande Vitória! A paisagem natural é espetacular e, ainda, estamos em um lugar sagrado, o que nos dá muita paz. Ficamos muito felizes com a nova atração e aprovamos a viagem!”, conta Ednaldo.
Quem também aproveitou o passeio no Trenzinho das Alegrias foi o casal Cleidiani Vieira, 30, e Renan Assis, 33. Os noivos irão se casar na semana que vem e foram ao Convento da Penha para agradecer. “Trouxemos nossa filha, Mariana, 2, para se divertir”, diz Cleidiani.
Com a inauguração do Trenzinho, o acesso de carros deve ser proibido todos os dias, para a subida ao Convento da Penha, em Vila Velha. A medida está sendo estudada e pode ser anunciada logo após o Carnaval de 2024.
Comentários