X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Ministério Público quer bebedouros e espaços com refrigeração para moradores de rua

Medida foi tomada por conta da onda de calor, que atinge o Espírito Santo desde a semana passada


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Ministério Público quer bebedouros e espaços com refrigeração para moradores de rua
Garrafa de água: MPES pede ações dos municípios para auxiliar pessoas em situação de rua durante a onda de calor |  Foto: Canva

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) fez uma recomendação aos municípios capixabas para que seja dada assistência às pessoas em situação de rua, durante a onda de calor que atinge as cidades do Estado. Entre os pedidos estão a instalação de bebedouros e acesso a espaços com ventilação. 

A onda de calor atinge as cidades capixabas há mais de uma semana. Além do tempo seco e sem chuva, os municípios têm registrado temperaturas altas, até mesmo acima de 40ºC, nos últimos dias e a previsão é de que essas condições se mantenham até, pelo menos, sexta-feira (17) quando se encerra o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Leia mais notícias de Cidades aqui

O MPES recomendou que os municípios elaborem um plano de trabalho emergencial e um fluxo de atendimento voltado a essas pessoas, especialmente durante o período de temperaturas mais altas. A iniciativa está sendo realizada pelas promotoras e promotores de Justiça nos municípios, a partir de orientação do Centro de Apoio Operacional de Defesa Comunitária (CACO), órgão ministerial.

"O objetivo é garantir à população em situação de rua, de modo ágil, o acesso mínimo a espaços que permitam o conforto térmico, com apoio à hidratação (pontos de distribuição de água, instalação de bebedouros); higienização (banheiros públicos, dentre outros); espaços de ventilação e refrigeração; ampliação dos serviços de atendimento existentes, com as devidas adequações e disponibilização de alimentação", informa o MPES.

Também foi recomendada a ampliação da capacidade de atendimento à população em situação de rua e a atuação em conjunto com os serviços de consultório na rua, onde houver, e Secretarias Municipais de Saúde, para o encaminhamento e garantia de atendimento universal e integral a esse público.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: