Veja os 12 motivos que mais levam casais a decidir pelo fim do relacionamento
Segundo especialistas, brigas, desrespeito e infidelidade são alguns dos fatores que mais causam conflitos e levam a separações
Escute essa reportagem
O relacionamento amoroso é uma jornada complexa, repleta de altos e baixos. Por muitas vezes, manter um relacionamento a dois não é uma tarefa fácil.
Segundo especialistas, há 12 problemas que podem complicar ainda mais essa relação e são considerados os principais motivos de separações entre os casais.
Discussões e brigas, falta de comunicação, desrespeito e infidelidade são alguns desses motivos que mais causam conflitos e levam a separações.
“A forma como as pessoas se relacionam tem se transformado ao longo dos anos. Então, com mais liberdade no relacionamento, elas não necessariamente permanecem ou tentam manter uma relação que pode ser adoecedora”, observa o psicólogo Alexandre Vieira Brito, professor do Unesc.
Para ele, as separações podem acontecer por vários motivos. “O primeiro é a comunicação inadequada ou a falta dela. Problemas de comunicação podem fazer com que haja mal-entendidos, ressentimentos, solidão e a dificuldade de não conseguir se expressar”.
Muitas vezes a decisão pela separação é tomada a partir de uma série de quebras de expectativas, desacordos entre o casal, como ressalta a psicóloga Fabiana Naitzel.
“Assim, cada casal precisa elaborar seus sentimentos a partir da sua situação específica. É necessário o gerenciamento de sentimentos como raiva, frustração, tristeza e talvez ainda o amor e carinho que continuam a existir”.
Ela destaca ainda que nem sempre uma separação acontece por falta de amor. “Mas, na maior parte dos casos, é possível detectar desrespeito neste processo”.
É preciso ter em mente ainda que a cura emocional após uma separação não acontece da noite para o dia, destaca a psicóloga Virgínia Suassuna.
“Tenha paciência consigo mesmo e lembre-se de que é normal levar algum tempo para se recuperar completamente. Lembre-se de que cada pessoa é única, e o processo de recuperação após uma separação pode variar”.
Muitas vezes, os efeitos negativos de um rompimento podem afetar a saúde mental de alguém por meses ou até anos, como alerta a psicóloga Luiza Bazoni.
“Seja o relacionamento novo ou de longa data, a separação é sempre difícil. Os rompimentos trazem sofrimento psicológico; por isso, ajuda psicológica pode ser necessária”.
Amizade
A produtora de eventos Alice Rodrigues, 57, e o diretor administrativo Márcio Antônio Martins, 63, se casaram bem novos. Depois de 22 anos e dois filhos, decidiram se separar.
Segundo eles, as diferenças começaram a pesar no relacionamento. Mas hoje são amigos e convivem muito bem.
“Inclusive, ele também é amigo do meu atual marido, porque há confiança. Após uma separação, é importante que se preserve o respeito e a amizade. Principalmente quando se tem filhos”, conta Alice.
Respeito
Quem também surpreendeu os fãs foi o cantor Ricky Martin, 51 anos, ao anunciar que está se divorciando do marido, o artista plástico, Jwan Yosef, 38, depois de mais de seis anos de casamento. O casal é pai de Lucía, Renn, Valentino e Matteo.
Após uma cuidadosa reflexão, decidimos terminar nosso casamento com amor, respeito e dignidade para conosco mesmo e nossos filhos”, disseram em nota.
Amor
Sandy e Lucas Lima pegaram os fãs de surpresa na última semana ao anunciar a separação após 24 anos juntos e um filho de 9 anos.
Eles não explicaram o motivo que levaram à separação, mas afirmaram que existe amizade. “Não é uma coisa fácil, é esquisito. Mas existe uma amizade, uma intimidade, um amor de 24 anos, isso nunca vai mudar”, disse Sandy.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
CAUSAS DE SEPARAÇÃO
1 - Incompatibilidade de objetivos
Dentro de um relacionamento como o casamento, se cada um seguir caminhos diferentes, com objetivos individuais e estilos diferentes de vida, pode provocar uma ruptura da intimidade do casal. É importante saber que a conexão e a intimidade não são só sexuais, mas de conhecer o outro e saber o que de fato a pessoa gosta ou não. A incompatibilidade de valores, objetivos de vida e de futuro podem ser fatores para o fim.
2 - Discussões e brigas
A comunicação inadequada, brigas e discussões, sem que sejam esclarecidas e resolvidas de forma assertiva, podem fazer com que haja mal-entendidos, ressentimentos, solidão e a dificuldade de não conseguir se expressar, que acaba minando a relação.
3 - Infidelidade
A infidelidade que afeta a relação acaba com a confiança, gerando ciúmes e insegurança, sendo um desafio significativo. Quando se perde a confiança, o relacionamento está fadado ao fracasso. É preciso conversar e avaliar se vale a pena a reconciliação. Tente não ter interferência da opinião de terceiros nessa decisão.
4 - Falta de respeito
Outro fator que leva ao fim das relações é a perda de respeito mútuo. Sem ele não é possível haver um relacionamento saudável. É preciso estabelecer limites, haver diálogos abertos e fazer uma avaliação contínua de tudo isso.
5 - Dívidas
Dívidas de uma das partes ou de ambas acabam por atrapalhar a rotina do casal, não deixando espaço para diversão e fuga dos problemas. Além de ser também uma questão de confiança entre o casal. É preciso inteligência emocional e, em alguns casos, até ajuda profissional para superar essa fase. O ideal é buscar alternativas juntos.
6 - Sobrecarga
Desgastes da vida a dois e a sobrecarga com tarefas domésticas também são motivos da separação. Os desgastes emocionais, e muitas vezes físicos, também podem ser gerados em grande medida pela falta de comunicação e divisão de tarefas de forma igualitária, o que diminui a parceria e causa muitas queixas.
7 - Vícios
O uso excessivo ou o vício em álcool, drogas, apostas, internet, entre outros, pode trazer prejuízos para a relação. O vício é uma doença que, sem tratamento, pode ter consequências para o viciado e também para a família.
8 - Dificuldades com a intimidade sexual
A falta de interesse ou diminuição da atividade sexual é um dos primeiros sinais que o casal consegue perceber de que há algo errado com a relação.
A frequência regular de relações sexuais fortalece o vínculo de confiança e afetividade do casal. É preciso conversar, observar o que está causando o problema. Se preciso, procurar ajuda para tentar solucionar.
9 - Violência doméstica
A violência doméstica tem sido um outro fator que tem separado casais. Muitas vezes a parte agredida, que na maioria das vezes ainda é a mulher, se prende à relação aceitando muitas dificuldades até o momento em que se depara com a violência doméstica. Quer esta seja dirigida ao cônjuge ou aos seus filhos.
As violências física, psicológica, sexual, patrimonial e moral colocam a pessoa em posição de inferioridade e submissão, o que tira o valor do parceiro e provoca traumas muito sérios.
10 - Redes sociais
Casais altamente engajados nas redes sociais acabam investindo mais tempo conectando-se aos outros do que entre si. O que, além de uma desconexão entre o casal, também pode levar ao ciúme e traição.
Além disso, o uso excessivo das redes aumenta a idealização da relação e o distanciamento. Curtam um ao outro, cultivem momentos a sós mesmo que seja em casa, assistindo a filmes, sem estarem conectados.
11 - Falta de diálogo entre o casal
A comunicação é importante em qualquer relação, principalmente na amorosa. A falta de comunicação entre casais pode trazer muitas crises e desconforto. Só é possível saber o que o outro pensa em uma conversa.
Não é necessário discutir a relação sempre. No entanto, um casal deve conversar sobre tudo. Conversando, pode-se entender o lado do outro e se colocar no lugar dele. Além disso, com diálogo pode-se resolver os problemas. Não tenha segredos.
Mostre por meio de palavras a importância do relacionamento. Nunca perca o interesse em manter diálogos diários. E o mais importante: seja sempre um bom ouvinte.
12 - Interferência de terceiros
A interferência das famílias e de amigos no relacionamento traz muitos riscos. Às vezes, os filhos querem seguir as orientações dos pais e acabam não ouvindo ou não levando em consideração a opinião do parceiro.
No relacionamento, principalmente no casamento, as decisões têm de ser tomadas entre o casal. Evite deixar que os familiares interfiram no relacionamento. Tenham confiança um no outro.
Fonte: Especialistas consultados.
Comentários