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Cidades

Último dia de cobrança de pedágio na Terceira Ponte e na Rodovia do Sol

Contrato de concessão do trecho chega ao fim após 25 anos de duração


Imagem ilustrativa da imagem Último dia de cobrança de pedágio na Terceira Ponte e na Rodovia do Sol
Cabines do pedágio: fim da cobrança de tarifa na Terceira Ponte e na Rodovia do Sol |  Foto: Beto Morais - Arquivo / AT

A cobrança de pedágio na Terceira Ponte e na Rodovia do Sol acaba nesta quinta-feira (21) por conta do fim do contrato de concessão da Rodosol, empresa que há 25 anos administra os dois trechos, que não vai ser renovado. 

O vínculo vai ser encerrado à meia-noite desta sexta-feira (22), quando o governo do Espírito Santo vai assumir a gestão do trecho, por meio da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES), e não vai mais cobrar a tarifa dos condutores, conforme anunciado pelo governador Renato Casagrande, no último dia 11. 

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Atualmente, os condutores de carros de passeio pagam R$ 2,80 para cruzar de Vila Velha para Vitória na Terceira Ponte, enquanto que motociclistas pagam R$ 1,40. Não há cobrança de tarifa para sair da capital rumo a Vila Velha.

Já na Rodovia do Sol, o valor cobrado para o motorista chegar ou sair de Guarapari é de R$ 12,60. Os motociclistas, por sua vez, pagam R$ 6,30 de tarifa do pedágio.

O contato de concessão para a Rodosol administrar o trecho foi celebrado em 1998. A empresa recorreu à Justiça para a renovação do vínculo, porém o pedido foi negado pelo Poder Judiciário

A partir da meia-noite desta sexta, a gestão das duas vias passa a ser de responsabilidade da Ceturb-ES, que vai realizar licitação para contratar empresas para operar serviços de ambulância de resgate, guincho, limpeza e recolhimento de animais na pista. 

A manutenção do pavimento e a sinalização da via ficam com o Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado (DER-ES).

Ao anunciar o fim do pedágio, o governador Renato Casagrande informou que o Estado vai arcar com os custos de manutenção, orçado em R$ 30 milhões a R$ 40 milhões, sem a cobrança do pedágio.

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