Prefeituras e governo estudam mudanças nos acessos à 3ª Ponte
Um ponto que será avaliado é a Praça do Cauê, que funciona hoje como rotatória. Projetos previam abertura da praça
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Com o fim da cobrança do pedágio na Terceira Ponte, marcado para o próximo dia 22, o governo e as prefeituras avaliam mudanças nos acessos em Vila Velha e em Vitória.
O secretário de Mobilidade e Infraestrutura do Espírito Santo, Fábio Damasceno, explicou que a liberação das catracas e, posteriormente, a retirada das cabines, deve mudar a velocidade e toda configuração da região da praça do pedágio.
“Não acreditamos que haja um aumento substancial do fluxo na 3ª Ponte com o fim do pedágio, já que a cobrança unilateral não alterou isso. Os outros trajetos são distantes”. Apesar disso, ele afirmou que o Estado fará estudos para mudanças necessárias, mas que dependem também das prefeituras.
“Antes, tínhamos uma retenção no pagamento do pedágio na chegada em Vitória. Agora, os condutores serão livres para passar, ganhando velocidade. Isso dará à Prefeitura de Vitória um dever de casa para avaliar alguns pontos, como ajustes no tempo de semáforos da região”.
Outro ponto a ser avaliado, segundo Damasceno, é a Praça do Cauê, que hoje funciona como rotatória. Projetos anteriores previam a abertura da praça, com passagem direta entre a ponte para a Reta da Penha. “Nossa equipe técnica está à disposição para pensar juntos melhorias na fluidez”.
O governo irá estudar mudanças no traçado, retornos, urbanização e faixas de pedestres na atual praça do pedágio. “Com a retirada das cabines, o espaço precisará ser remodelado, pois só será necessário três ou quatro faixas por sentido”.
Sobre o tema, a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória informou que equipes farão o monitoramento do tráfego e, se constatada alteração no trânsito, fará ajustes nos semáforos e sinalização.
O subsecretário de Tráfego e Transporte de Vila Velha, Marcos Rainha, informou que a prefeitura vai avaliar, somente após a liberação do pedágio, se vai realizar alguma mudança no trânsito.
Segundo ele, na próxima semana será concluído um novo acesso a Vila Velha, que ligará a alça da Terceira Ponte à rua Santa Catarina, utilizando a rua Mario Almeida (anexo à galeria).
“Mas esta é uma obra iniciada há 15 dias pela prefeitura e não tem relação com o fim do pedágio”.
Negado pedido da Rodosol para prorrogar contrato
A Justiça negou o pedido em caráter liminar da Rodosol para que fosse prorrogado o contrato de concessão da Terceira Ponte e da Rodovia do Sol.
O contrato, firmado em 1998, tem duração de 25 anos e termina no próximo dia 22. O governo do Estado já anunciou que irá assumir a gestão do trecho, sem a cobrança do pedágio.
Na ação proposta pela a Rodosol, na última semana, a concessionária pedia que fosse determinada a prorrogação da vigência do contrato de concessão até que ocorresse o reequilíbrio econômico-financeiro – alegando prejuízos e uma suposta dívida do Estado.
Pedia ainda prorrogação ou manutenção do contrato até a homologação da prova pericial a ser produzida em juízo para confirmação do valor devido pelo Estado.
Em sua decisão, a juíza da 5ª Vara da Fazenda Pública Estadual e Municipal, Sayonara Couto Bittencourt, negou o pedido em caráter liminar. “Não vejo razões para estender a duração contratual com base no desequilíbrio financeiro, que poderá ser reconhecido mesmo após a extinção do vínculo”.
A Rodosol informou que irá analisar a decisão para tomar medidas necessárias. A Procuradoria Geral do Estado não se manifestou.
Entenda
Fim da concessão
O contrato de concessão da Rodovia do Sol e da Terceira Ponte foi firmado em 1998, com a Rodosol.
Com o fim do prazo de 25 anos, no próximo dia 22, a gestão será transferida para o governo do Estado, por meio da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb).
Sem pedágio
O governo do Estado anunciou nesta semana que a partir do fim do contrato não haverá mais a cobrança do pedágio tanto da Terceira Ponte quanto da Rodovia do Sol.
Não há prazo para que o pedágio permaneça zerado, já que o governador Renato Casagrande disse que irá arcar em toda sua gestão com custos da operação – entre R$ 30 milhões e R$ 40 milhões ao ano. Segundo o governador, as contas equilibradas permitem que o governo absorva o valor.
Valores hoje
Hoje, um carro de passeio paga R$ 2,80 de forma unidirecional (Vila Velha-Vitória) na Praça da 3ª Ponte. Já na praça da Rodovia do Sol, em Guarapari, o valor por sentido é de R$ 12,60 (R$ 25,20, ida e volta).
Praças do pedágio
O governo afirmou que serão retiradas todas as cabines de pedágio.
A partir do dia 22 de dezembro, elas serão fechadas, sem cobrança, mas a retirada deve acontecer aos poucos, ao longo do tempo.
A retirada da cobrança e das cabines na Terceira Ponte ainda deve dar maior fluidez ao trânsito, principalmente no sentido Vila Velha - Vitória, onde a cobrança ainda é feita.
O governo anunciou que o local da praça do pedágio, em Vitória, terá de passar por uma reformulação do traçado, com necessidade de retornos, faixas de pedestres, além de mudança em tempo de semáforos e outras alterações.
Para isso, haverá necessidade de participação das prefeituras de Vitória e de Vila Velha na melhoria e mudanças nos acessos.
Serviços
O governo garantiu que serão mantidos todos os serviços hoje prestados pela concessionária, como de guinchos e de resgate.
A licitação para contratar a empresa que ficará responsável pelo serviço já foi lançada.
Central de monitoramento
O governo irá contratar também os serviços para ampliar o número de câmeras de videomonitoramento. Hoje, são 20 câmeras ao longo de toda a ponte e Rodovia do Sol. A expectativa é que chegue a 200 câmeras no trecho. Elas estarão ligadas a uma central 24 horas.
Fonte: Governo do Espírito Santo.
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