X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS
    • Carnaval 2025
    • São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 24°C RECIFE
  • Programação
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 21°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • AutoMotor
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • NEGÓCIO RURAL
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • PLENÁRIO
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Cidades
    • Saúde
    • Educação
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • COPA DO MUNDO DE CLUBES
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • Polícia
    • Economia
    • Política
    • Entretenimento
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
  • PROJETOS
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • CUIDE-SE BEM
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Negócio Rural
    • 150 ANOS MIGRAÇÃO ITALIANA
    • Prêmio Artesanato
    • TRIBUNA OPEN DE BEACH TENNIS
    • Corrida Tribuna Ruas Da Cidade
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • Minuto TN
    • Apita Aí
    • Negócio Rural
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • EU E ELAS
    • MAIS DESIGN
    • VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem 2024
  • PODCASTS
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 21°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Cidades

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

“Revogar o novo ensino médio é uma volta ao desconhecido”

Secretário da Educação avalia como negativa a consulta pública do MEC para saber se revoga a lei e medidas já implantadas

foto autor
Lorrany Martins e Hemerson Costa
03/04/2023 - 17:39

Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem “Revogar o novo ensino médio é uma volta ao desconhecido”
De Angelo defende repensar algumas medidas, mas não revogar a lei |  Foto: Dayana Souza/AT

O ano de 2024 será o último momento de implementação do novo ensino médio no Brasil. As mudanças que foram aprovadas por lei, em 2017, tiveram início em 2022 com os alunos do primeiro ano. 

No entanto, o Ministério da Educação (MEC) abriu uma consulta pública para saber se continua com as implantações, se faz mudanças pontuais ou se revoga a lei e as medidas já tomadas até este ano.

Leia mais sobre Cidades aqui

Entre as mudanças implantadas estão o aumento da carga horária, que fica dividida entre conteúdo de formação básica e eletivas, que são de escolha do aluno, além da implementação da disciplina de projeto de vida e outras. 

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, que também é presidente do conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) concorda que é necessário repensar algumas medidas, mas, revogar a lei, seria voltar a um formato que não funciona mais para a geração atual. 

A Tribuna – Qual a sua avaliação sobre a implantação do novo ensino médio? 

Vitor de Angelo – Estamos no meio do caminho. Acredito que não devemos nos apegar às primeiras dificuldades, como se fossem razões para voltar atrás, como se o atrás fosse algo melhor do que o que temos hoje ou algo que funcionava perfeitamente.  

Essa reforma foi necessária, porque há alguns anos, dentro de um intenso debate, houve um consenso mínimo de que era preciso mudar o ensino médio. Isso é o que foi implementado cinco anos após a lei de 2017. 

A lei estabeleceu, que em cinco anos, todas as escolas de ensino médio no Brasil deveriam ter no mínimo mil horas e, progressivamente, ampliar essa carga horária para se tornar uma escola de tempo integral.

Cinco anos depois, dá exatamente no início de 2022. Então, no ano passado, nós tivemos  a 1ª série do ensino médio sendo implementada em seu novo formato.

Hoje, estamos em 2023, significa que todos os estados brasileiros já percorreram mais da metade do caminho. Uma volta atrás seria um salto totalmente no escuro. Seria uma volta para qual currículo, para onde? 

Então, o que tenho defendido, também na posição de presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que é uma posição unânime entre nós, é a de que: óbvio, existem ajustes e aprimoramentos que podem e devem ser feitos, isso é natural de qualquer processo, não é só na educação. 

LEIA MAIS

Aulas de taekwondo gratuitas para crianças e adolescentes em Vitória

Educação no trânsito a bordo do kart

Inclusive, porque no período da implementação sequer tivemos o apoio do Ministério da Educação (MEC), devido a circunstâncias políticas e institucionais muito específicas. Foram os estados que fizeram sozinhos, de forma fragmentada, e ainda vivemos uma pandemia no meio do caminho.

Seria de admirar se hoje tivéssemos um novo ensino médio pronto, perfeito, acabado, sem qualquer ajuste, nem aprimoramento. Isso é natural. Mas, isto é uma coisa, revogar é outra.  Revogar é uma volta a um desconhecido. 

O Espírito Santo é referência nacional no ensino médio. O que nós temos de diferente aqui que pode ser modelo?

Aqui temos escolas do campo que, já há muitos anos, trabalham com temáticas, que chamamos  de temas geradores. São assuntos a partir dos quais as escolas trabalham nos componentes curriculares aquele assunto especificamente voltado para a disciplina. 

Gosto de citar um exemplo que faz muito sentido, que é uma disciplina optativa sobre café. 

A partir do tema café, o professor vai desdobrando aulas de Biologia, História, Sociologia,  Geografia, enfim. É possível puxar de vários lugares e de forma integrada. É um trabalho interdisciplinar, um  ganho da BNCC. Essa perspectiva interdisciplinar é uma novidade que induz que o trabalho seja feito dessa forma. 

A maneira como estruturamos as disciplinas eletivas ou mesmo os itinerários, que é essa parte flexível que os estudantes podem escolher os seus caminhos, é uma coisa que a gente tem feito aqui no Estado com muito sucesso. 

Vejo que um dos esforços é oferecer ao aluno autonomia para que escolha. Mas, quem ajuda esse aluno?

Sempre disse que o novo ensino médio é flexível e traz opções, mas dentre as propostas dadas, ou seja, elas não são infinitas. 

É claro que o nosso esforço como gestor é ampliar a quantidade de opções, mas, às vezes esbarramos em algumas questões. Mas, diante das opções, que não são todas, temos um espaço no currículo, também de todas as redes, chamado projeto de vida.

É um momento especificamente voltado para o estudante pensar sua trajetória. Essa é uma disciplina que tem professor. 

Aqui no Espírito Santo, e nisso é diferente de outros estados, nós optamos por colocar o projeto de vida na primeira série desse novo ensino médio e o aprofundamento, que são esses caminhos que o estudante pode seguir, na segunda e na terceira. 

Em tese, esse aluno não sabe ainda muito bem para onde vai, ele tem uma disciplina, que é esta, que permite a ele discutir exatamente o que ele pensa e a partir do ano seguinte e no outro escolhe o seu caminho. Ou, eventualmente, até uma mudança de caminho caso encontre algum que faça mais sentido para ele. 

O novo ensino médio foi muito discutido. Há como evoluir neste novo ensino?

Claro! Te dou um exemplo claro de compreender. A lei diz que há uma subdivisão dessas nova carga horária de 3 mil horas. 

Há uma parte, de 1.800 horas, que é da formação geral básica, que são as disciplinas que a gente conhece, acrescida das eletivas e também do próprio projeto de vida. E tem as 1.200 horas da parte flexível. Uma coisa que pode ser feita, e nós, como secretários de educação no Brasil, temos defendido é o aumento da carga horária da formação geral básica.

Podemos manter a parte flexível manter a formação geral básica, manter o desenho principal, mas distribuir melhor essa carga horária voltada para formação geral básica.

Uma mudança como essa não altera em nada, senão para melhor, a implementação. Não é uma volta, não exige um esforço maior, tudo que precisamos já está colocado, é só uma mudança para aumentar a carga horária, permitindo que outras disciplinas entrem na formação geral básica.

Como é oferecer eletivas competitivas no ensino público? 

A educação tem um lado de papel estratégico para mudar a sociedade, mas de outro lado ela é reflexo da própria sociedade. 

No nosso País, existe uma desigualdade histórica, crônica. Seria de se admirar se, ao cruzar o portão da escola, essa desigualdade desaparecesse e nós tivéssemos um desempenho na escola pública tal qual na escola privada. Então, isso não muda só pela educação, apesar de ela ter papel estratégico.


Perfil

Vitor de Angelo

Secretário de Estado da Educação do Espírito Santo (Sedu). 

Doutor em Ciências Sociais, com pós-doutorado em Sociologia Política pela Université de Paris Ouest-Nanterre. Formado em História pela Ufes, com mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos.  

Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Vila Velha. 

Atualmente, é também presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Leia mais

Professor paga R$ 150 mil por planta rara do Estado

Égua de estimação tem até festa de aniversário

Ícone tags Tags Educação ensino médio escolas MEC revogar
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã Minuto TN Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design Você Com Vanessa Coslop

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã Minuto TN Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design Você Com Vanessa Coslop
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM