X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Educação no trânsito a bordo do kart

Projeto social oferece a estudantes uma experiência gratuita no automobilismo, enquanto ensina sobre segurança nas pistas


Imagem ilustrativa da imagem Educação no trânsito a bordo do kart
Jovens aprendem, na teoria e na prática, a se comportar enquanto pedestres, ciclistas e futuros condutores |  Foto: Divulgação

Uma experiência a bordo de um kart, mas, antes, uma aula sobre educação no trânsito. Esse é o roteiro do Cidadão do Amanhã, projeto social que usa o interesse dos jovens pelo automobilismo para atrair a atenção deles para um assunto que interessa a todos: trânsito seguro.

O projeto foi lançado no ano passado e fez tanto sucesso que já foi dada a largada para a edição deste ano, que vai proporcionar essa experiência a 3 mil jovens com idades entre 14 e 18 anos, de escolas públicas e particulares.

Leia mais sobre Cidades aqui

“O objetivo é, primeiro, ensinar a eles como deve ser a conduta no trânsito, como pedestres, ciclistas e passageiros que são hoje e como condutores que serão em breve”, destacou Guido Arthur, da Associação Fãs de Kart Amador do Espírito Santo, que realiza o projeto em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes, por meio da Lei de Incentivo Estadual ao Esporte Capixaba.

Uma turma de alunos que cursa a terceira série do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nova Carapina, na Serra, aprovou a experiência.

“Os estudantes reforçam, com a programação do Cidadão do Amanhã, um conteúdo ao qual têm acesso em sala de aula, que é a cidadania no trânsito. Eles vêm para o projeto sabendo que vão desenvolver competências e habilidades. Aprendem e se divertem”, disse a professora Milena Braga. 

A professora Lidiane Oaschi, que também acompanhou os alunos, destacou a oportunidade de colocá-los em contato com algo que não é de fácil acesso para eles. “Muitos desses jovens não teriam condições de pagar para vivenciar essa emoção de pilotar um kart. O projeto agrega experiência de vida”.

Leia mais

Festa das crianças com superkits de chocolate

Égua de estimação tem até festa de aniversário

A capitã Melaine Pinto, do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, destacou a importância do projeto, afirmando que a educação é o caminho para reduzir o número de acidentes de trânsito.

“A educação precisa salvar o trânsito no Brasil, porque a fiscalização não está salvando. Fiscalizamos e punimos, mas isso não tem sido suficiente. Precisamos que os jovens e futuros condutores saibam lidar com o trânsito, sempre com um olhar de cuidado para com o outro”, disse.

Sobre o Cidadão do Amanhã

Escolas devem inscrever turmas

O Cidadão do Amanhã une a emoção do kart e a educação no trânsito e é voltado para estudantes com idades entre 14 e 18 anos, de escolas públicas e privadas.

As escolas que tiverem interesse de proporcionar essa experiência aos alunos podem entrar em contato pelo telefone (27) 99286-1299.

Um ônibus disponibilizado pelo projeto busca os alunos na escola no contraturno da aula e leva-os até a Associação Fãs de Kart do Espírito Santo, em Jardim Camburi, Vitória, onde são realizadas as atividades.

Os alunos assistem a uma palestra sobre trânsito, aprendem regras do kart e depois partem para a pista.

Fonte: Entrevistados citados na reportagem

Leia mais

Desafios e conquistas na criação de filhos autistas

Morre delegado da PF que estava internado há 19 dias

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: