X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Égua de estimação tem até festa de aniversário

Wilson Júnior Bravin, proprietário da Heroína Pedra Lisa, dá regalias ao animal, que compete em provas da raça mangalarga marchador


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Égua de estimação tem até festa de aniversário
A ÉGUA Heroína Pedra Lisa gosta muito de comemorações com churrasco e música, segundo frentista |  Foto: Divulgação

Em Alfredo Chaves, na região Serrana do Estado, a amizade entre um frentista e uma égua chama a atenção dos moradores locais. O animal, da raça mangalarga marchador, tem até festa de aniversário. 

Wilson Júnior Bravin, de 27 anos, proprietário da Heroína Pedra Lisa, não poupa mimos para satisfazer o bicho de estimação que, segundo ele, tem 6 anos e gosta muito das comemorações com churrasco e música.

Leia mais sobre Cidades aqui

“Fazemos festas para comemorar mesmo. Ela compete em provas de marchas e ganha títulos. É uma forma de agradecê-la”, disse.

Segundo o frentista, Heroína faz aniversário no dia 27 de dezembro e vive em um centro de treinamentos. “Foram três prêmios em exposições estaduais e um em uma copa de marcha”, destacou.

O médico veterinário que cuida da Heroína Pedra Lisa, Vinicius Fardin, de 33 anos, explica como são feitos os procedimentos nesses cavalos competidores.

“Realizaremos a ozonioterapia para melhorar a circulação sanguínea desses animais, alguns procedimentos odontológicos para aperfeiçoar o desenvolvimento durante as provas, laserterapia para o tratamento de possíveis lesões”, explicou Vinicius Fardin.

Leia mais

Ação solidária reúne literatura, saúde e bem-estar no ES

Morre delegado da PF que estava internado há 19 dias

Para garantir que animais tenham saúde, além de boa desenvoltura nos piquetes, o profissional explica que a nutrição recebe atenção especial dos criadores, com vitaminas e suplementos. 

“Essa nutrição deve ser balanceada, os animais devem comer um capim volumoso de boa qualidade e uma suplementação, quando necessária, de ração concentrada. Tudo isso reforçamos junto aos cuidadores”, explicou.

No Espírito Santo, acontecem mais de 20 competições oficiais para escolher os melhores cavalos na raça mangalarga marchador por ano, segundo o calendário da associação capixaba dos criadores.

São provas de marcha de longa duração que requerem dos animais uma combinação de força e resistência, a fim de avaliar comodidade, rendimento, gesto de marcha e docilidade do cavalo, segundo o médico veterinário Mário Cappi Netto, de 37 anos.

“A marcha dos cavalos consiste no contato constante de dois ou três membros com o chão, diferente do trote, o que resulta na redução de atrito e impacto”.

os números

6 anos tem a égua Heroína Pedra Lisa

20 provas oficiais por ano no Estado

Leia mais

Desafios e conquistas na criação de filhos autistas

Torta capixaba a partir de R$ 9,90 em restaurantes e supermercados do ES

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: