X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Prefeitura do ES anuncia surto de catapora

Município do Sul do Estado confirmou seis casos em crianças e adolescentes, entre 02 e 14 anos


Ouvir

Escute essa reportagem

Nesta terça-feira (15) a Prefeitura de Mimoso do Sul anunciou um surto de catapora. De acordo com o anúncio, o município do Sul do Estado confirmou seis casos em crianças e adolescentes, entre 02 e 14 anos, e duas escolas precisaram de passar pelo protocolo de bloqueio contra a doença. 

Segundo o secretário municipal de Saúde, Eliedson Morini, equipes realizam a conferência do cartão vacinal dos alunos da Escola Monsenhor Elias Tomasi e do Centro Educacional Infantil Euclides Melo. O surto, segundo ele, está controlado e as atividades para bloquear a transmissão já foram realizadas. 

"A partir do momento que identificamos o surto, entramos com o protocolo de bloqueio e estamos acompanhando as crianças que estão com catapora. Nós estamos realizando a conferência do cartão de vacinação de todas as crianças que estudam na rede municipal ou estadual".

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura do ES anuncia surto de catapora
Centro Educacional Infantil Euclides Melo |  Foto: Beto Barbosa

O técnico de Vigilância Epidemiológica de Mimoso do Sul, Thiago Santiliano, alerta que pessoas que apresentam febre, manchas pelo corpo e tiveram contato com indivíduos com catapora devem fazer o isolamento e buscar atendimento nas unidades básicas de saúde. 

"Quem já teve catapora, tem a vacina da varicela ou tetraviral não precisa fazer parte do bloqueio. O surto está sob controle, já conseguimos fazer o bloqueio nas instituições de ensino em áreas que teve casos positivos”.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Ainda segundo Thiago, a catapora é uma doença infecciosa e altamente contagiosa causada pelo vírus varicela-zoster. Ele se manifesta com maior frequência em crianças. A principal característica são feridas avermelhadas na pele.

“A catapora é transmitida por meio do contato com o líquido da bolha ou pela tosse, espirro, saliva ou por objetos contaminados pelo vírus Varicela-Zoster. O período de incubação, segundo o Ministério da Saúde, é de 4 a 16 dias”, finalizou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: