Prefeitura do ES anuncia surto de catapora
Município do Sul do Estado confirmou seis casos em crianças e adolescentes, entre 02 e 14 anos
Escute essa reportagem
Nesta terça-feira (15) a Prefeitura de Mimoso do Sul anunciou um surto de catapora. De acordo com o anúncio, o município do Sul do Estado confirmou seis casos em crianças e adolescentes, entre 02 e 14 anos, e duas escolas precisaram de passar pelo protocolo de bloqueio contra a doença.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Eliedson Morini, equipes realizam a conferência do cartão vacinal dos alunos da Escola Monsenhor Elias Tomasi e do Centro Educacional Infantil Euclides Melo. O surto, segundo ele, está controlado e as atividades para bloquear a transmissão já foram realizadas.
"A partir do momento que identificamos o surto, entramos com o protocolo de bloqueio e estamos acompanhando as crianças que estão com catapora. Nós estamos realizando a conferência do cartão de vacinação de todas as crianças que estudam na rede municipal ou estadual".
O técnico de Vigilância Epidemiológica de Mimoso do Sul, Thiago Santiliano, alerta que pessoas que apresentam febre, manchas pelo corpo e tiveram contato com indivíduos com catapora devem fazer o isolamento e buscar atendimento nas unidades básicas de saúde.
"Quem já teve catapora, tem a vacina da varicela ou tetraviral não precisa fazer parte do bloqueio. O surto está sob controle, já conseguimos fazer o bloqueio nas instituições de ensino em áreas que teve casos positivos”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Ainda segundo Thiago, a catapora é uma doença infecciosa e altamente contagiosa causada pelo vírus varicela-zoster. Ele se manifesta com maior frequência em crianças. A principal característica são feridas avermelhadas na pele.
“A catapora é transmitida por meio do contato com o líquido da bolha ou pela tosse, espirro, saliva ou por objetos contaminados pelo vírus Varicela-Zoster. O período de incubação, segundo o Ministério da Saúde, é de 4 a 16 dias”, finalizou.
Comentários