Por dentro de um veleiro da Marinha em Vitória
A embarcação estará aberta aos visitantes. A entrada é gratuita e por ordem de chegada
Escute essa reportagem

Entusiastas de embarcações e da Marinha do Brasil têm evento marcado neste sábado (30). O navio-veleiro Cisne Branco (U20) está atracado no Porto de Vitória e vai abrir as portas para visitação gratuita para todas as idades.
“Todos estão convidados a conhecer nossa embaixada flutuante, que representa a Marinha do Brasil em eventos internacionais. Os visitantes poderão conhecer as estruturas do navio, como o timão, o passadiço, o tombadilho, os mastros e também os cabos e as velas”, conta o capitão-tenente Willian Ferro, encarregado da Segunda-Divisão do navio.
Militares estarão presentes para contar a história do navio e explicar, com o auxílio da tecnologia, o funcionamento das estruturas da embarcação, destaca o capitão-tenente.
“Vamos espalhar QR codes em áreas estratégicas. Os visitantes vão poder escanear e ouvir as histórias do navio em áudios. Mas também teremos militares para tirar dúvidas, caso haja alguma pergunta”, ressaltou.
Apesar de apenas a área externa estar aberta para visitação, o “Lobby da Santa” estará com as portas abertas, para mostrar a entrada do interior do veleiro.
“O lobby é o cartão-postal da parte interna do navio. É onde fica posicionada a imagem de Nossa Senhora da Boa Esperança, uma réplica da santa que Pedro Álvares Cabral trouxe na nau quando veio ao Brasil. A réplica foi dada de presente pelos portugueses quando o navio foi incorporado à Marinha, há 25 anos”.
A embarcação foi construída para celebrar os 500 anos do descobrimento do Brasil, e comemora, neste ano, o jubileu de prata, marcando 25 anos de serviço com uma série de visitas a portos brasileiros, explica o capitão.
“Daqui, partiremos rumo a Fernando de Noronha. No trajeto, passaremos por Maceió, Natal e Recife. Ao concluir a viagem, voltaremos à Ilha de Mocanguê, em Niterói, no Rio de Janeiro, onde fica o porto-sede do navio”.
Perguntado sobre quando o Cisne Branco volta em águas capixabas, o capitão não descartou a possibilidade de retornar durante missão da Marinha do Brasil.
“É sempre um prazer vir ao Porto de Vitória, onde somos sempre muito bem recebidos. Não temos uma data certa para voltar, mas trabalhamos sob demanda, sempre cumprindo missões destacadas para o navio”.
SAIBA MAIS
Navio-veleiro Cisne Branco
- O Cisne Branco (U20) estará aberto à visitação gratuita neste sábado (3), das 10h às 17h. Não há limite de idade. É necessário usar sapato fechado e sem salto para evitar acidentes.
- Onde: Porto de Vitória, entrada na av. Getúlio Vargas, em frente ao Palácio Anchieta, Centro.
- Reservas ou ingressos não são necessários. A visitação será feita por ordem de chegada.
- Com 76 metros de comprimento, o navio possui três mastros, tendo o maior 46 metros de altura, o que equivale a um prédio de 15 andares.
- 25 velas, sendo 15 redondas, estão posicionadas nas vergas, estruturas de madeira fixadas no mastro.
- 10 velas latinas são usadas para manobrar o navio quando o vento vêm de proa (parte da frente). As redondas são utilizadas quando as correntes vêm de popa (parte traseira).
- Amsterdã foi onde o navio foi construído, no estaleiro Damen Oranjewerf (Holanda).
- O veleiro foi incorporado à Marinha do Brasil em 9 de março de 2000, em Lisboa, simbolicamente 500 anos após a partida de Pedro Álvares Cabral rumo à descoberta do Brasil.
- 25 anos de serviço marcam o jubileu de prata do navio, comemorado com visitas a diversos portos do Brasil.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários