Vida Pet: como identificar e tratar otite em cães e gatos
Inflamação faz com que orelhas do animal fiquem inchadas e vermelhas, causando coceira. Vários fatores ocasionam o problema
Escute essa reportagem

A otite é uma inflamação na orelha muito comum em humanos. Porém, ela também pode atingir os pets.
Bianca Rovetta, 32 anos, auxiliar veterinária e tutora de uma cadela e um gato vira-latas, conta que trata otite nos dois animais de estimação há anos.
“Os dois sofrem de forma crônica, eu trato mas sempre volta. E os dois reclamam toda vez que eu vou limpar, porque sei que dói muito para eles. As orelhinhas às vezes ficam inchadas e vermelhas, e eles coçam muito. Alguns animais podem até morder o tutor quando tenta fazer carinho, tamanha é a dor”.
A doença pode ser ocasionada por por desequilíbrio no organismo do animal, e até pela própria anatomia do bicho, explica a médica veterinária Luciana Cumarú.
“O corpo do animal naturalmente tem bactérias e fungos, e um desequilíbrio no organismo pode ocasionar a otite. Alguns cachorros têm a orelha grande e pendulosa, e isso gera um ambiente abafado, perfeito para a proliferação de fungos e bactérias. O tutor também deve ter atenção, porque limpar de forma excessiva acaba tirando a proteção natural do corpo do bicho”.
Quando o animal de estimação está com otite, costuma balançar a cabeça com frequência e coçar as orelhas em excesso. A prevenção é feita por meio de limpeza rotineira, explica a veterinária.
“Antes de tudo, procure um veterinário. Após orientação, a limpeza das orelhas do pet pode ser feita de uma a duas vezes por semana, sem introdução de cotonete, apenas com algodão e usando medicamentos veterinários, e somente até onde o dedo alcança, para não perfurar o tímpano do seu animal de estimação”.
Atualmente, é possível solicitar remédios manipulados para animais de estimação em farmácias licenciadas, diz a farmacêutica Mariana Piassaroli.
“Com a receita veterinária, qualquer produto pode ser manipulado para o pet. Fazemos remédios hipoalergênicos, suplementos, e a até medicamentos com formato de biscoito, de osso ou de peixe e saborizado, para facilitar a administração ao pet”.
A farmacêutica conta ainda que existem medicações manipuladas “no formato da boca do animal, para que ele tome o remédio da forma correta”.
Fique por dentro
Atenção ao comportamento
Animais de estimação tendem a coçar a orelha excessivamente e balançar muito a cabeça quando estão com otite. As orelhas podem ficar inchadas e vermelhas, e até com secreção purulenta.
Perda de audição
A otite pode gerar a perda temporária ou permanente da audição, comprometimento do tímpano e, em casos graves, contração de meningite e outras doenças neurológicas.
Cuidados necessários
Com orientação de médico veterinário, o tutor obterá o medicamento adequado. A limpeza pode ser feita até duas vezes por semana, com algodão ou gaze, nunca com cotonete, e apenas até onde o dedo alcança, para não correr o risco de furar o tímpano do animal.
Atenção no pet shop
Sempre leve o animal em locais de confiança para tomar banho. O contato da água dentro da orelha do bicho pode gerar otite.
Outros cuidados
Nunca remova pelos da orelha do cachorro ou gato. Eles são essenciais para fazer a proteção do conduto auditivo. Quando der banho em casa, seque bem as orelhas do bicho.
Adote
Antônia

“Sou a mais bonita! Tenho onze meses e sou muito brincalhona. Amo brincar com todos que me visitam, e também com meus 'aumigos'! Sou castrada, vermifugada e vacinada”.
Piushi

“Dizem que pinscher é bravo, mas eu garanto que sou um docinho! Amo dar e receber carinho, não tem nada melhor que isso... Tenho 1 ano, sou castrado, vacinado e vermifugado”.
Estrela

“Amo crianças! Sou pequenina, tenho dez meses, gosto de carinho e sou dengosa. Ah, já falei que amo brincar? Sou castrada, vermifugada e vacinada”.
Bily

“Minhas barbas trazem um ar de sabedoria e calma. Mas não se engane: sou muito fofo, carinhoso e amo um dengo. Tenho um ano, sou castrado, vacinado e vermifugado”.
Tchonin

“Oi, eu sou o Tchonin! Sou meio doidinho! E gosto de brincar com meus amiguinhos! Vem brincar comigo, vem, vou te conquistar! Sou castrado, vacinado e vermifugado”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários