Padeiro de Nova Venécia é eleito o melhor das Américas
Agora ele irá representar a América Latina no campeonato mundial da International Union of Bakers and Confectioners (UIBC)
Escute essa reportagem

Um capixaba de Nova Venécia, no Noroeste do Espírito Santo, conquistou o título de melhor padeiro das Américas pela Confederação Interamericana da Indústria do Pão (Cipan) durante o Seminário Técnico da Confederação em Joinville (SC) em novembro do ano passado. João Carlos Butske irá representar a América Latina no campeonato mundial da International Union of Bakers and Confectioners (UIBC), que será realizado durante a Fipan 2025, em São Paulo.
Precisando ajudar no sustento da família, João teve que deixar o sonho de se graduar junto com os amigos de sua idade para começar a trabalhar aos 19 anos em uma padaria de bairro. Mesmo com a inexperiência, João se destacou pela determinação e vontade de aprender, crescendo de ajudante de embalador e faz-tudo até se tornar chef padeiro e, posteriormente, sócio da Padaria Salute, onde deu seus primeiros passos na profissão.
“Comecei na panificação por necessidade, mas ela se tornou minha paixão. A profissão mudou minha vida, e é isso que quero oferecer para outros: a oportunidade de transformar suas histórias”, declarou João.
O chef foi pioneiro na introdução de técnicas de fermentação natural no Espírito Santo, elevando os padrões de qualidade na região. Com mais de 26 anos dedicados à panificação, ele se consolidou pela promoção de pães funcionais e criatividade, rendendo até convite para recriar receitas que representassem diversas cidades do seu estado e apresentá-las no Palácio do Governo para autoridades e convidados.
Além disso, João é um mentor nato, conhecido por compartilhar conhecimento em cursos, palestras e workshops, inspirando novos padeiros.
Impacto social
João se envolve em projetos sociais unindo sustentabilidade e solidariedade, trocando pães por materiais recicláveis. Ele também trabalha com instituições como a APAE, ensinando técnicas de panificação para inclusão e geração de renda.
“João é um exemplo para o setor. Sua trajetória reforça a importância de valorizar a panificação artesanal e o papel humano nesse ofício. Acredito que este prêmio é uma vitória para o Brasil, representando a dedicação, inovação e amor de todos aqueles que estão envolvidos com padaria no Brasil”, afirmou Paulo Menegueli, presidente da Abip.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários