X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Padeiro de Nova Venécia é eleito o melhor das Américas

Agora ele irá representar a América Latina no campeonato mundial da International Union of Bakers and Confectioners (UIBC)


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Padeiro de Nova Venécia é eleito o melhor das Américas
Padeiro de Nova Venécia é eleito o melhor das Américas |  Foto: Reprodução/Instagram/@chefpadeirojoaobutske

Um capixaba de Nova Venécia, no Noroeste do Espírito Santo, conquistou o título de melhor padeiro das Américas pela Confederação Interamericana da Indústria do Pão (Cipan) durante o Seminário Técnico da Confederação em Joinville (SC) em novembro do ano passado. João Carlos Butske irá representar a América Latina no campeonato mundial da International Union of Bakers and Confectioners (UIBC), que será realizado durante a Fipan 2025, em São Paulo. 

Precisando ajudar no sustento da família, João teve que deixar o sonho de se graduar junto com os amigos de sua idade para começar a trabalhar aos 19 anos em uma padaria de bairro. Mesmo com a inexperiência, João se destacou pela determinação e vontade de aprender, crescendo de ajudante de embalador e faz-tudo até se tornar chef padeiro e, posteriormente, sócio da Padaria Salute, onde deu seus primeiros passos na profissão.

“Comecei na panificação por necessidade, mas ela se tornou minha paixão. A profissão mudou minha vida, e é isso que quero oferecer para outros: a oportunidade de transformar suas histórias”, declarou João.

O chef foi pioneiro na introdução de técnicas de fermentação natural no Espírito Santo, elevando os padrões de qualidade na região. Com mais de 26 anos dedicados à panificação, ele se consolidou pela promoção de pães funcionais e criatividade, rendendo até convite para recriar receitas que representassem diversas cidades do seu estado e apresentá-las no Palácio do Governo para autoridades e convidados.

Além disso, João é um mentor nato, conhecido por compartilhar conhecimento em cursos, palestras e workshops, inspirando novos padeiros.

Impacto social

João se envolve em projetos sociais unindo sustentabilidade e solidariedade, trocando pães por materiais recicláveis. Ele também trabalha com instituições como a APAE, ensinando técnicas de panificação para inclusão e geração de renda.

“João é um exemplo para o setor. Sua trajetória reforça a importância de valorizar a panificação artesanal e o papel humano nesse ofício. Acredito que este prêmio é uma vitória para o Brasil, representando a dedicação, inovação e amor de todos aqueles que estão envolvidos com padaria no Brasil”, afirmou Paulo Menegueli, presidente da Abip.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: