Atrações gratuitas para crianças e adultos na Ufes
Evento de ciências contará com oficinas, palestras, exposições e mesas-redondas abordando temas sobre meio ambiente
Escute essa reportagem

Uma programação recheada de informação e educação para crianças e adultos vai acontecer durante a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no campus Goiabeiras.
O evento tem abertura hoje, às 16h, e acontecerá até sexta-feira. Com a temática “Clima e Oceano: a urgência de construir um futuro sustentável”, a ação vai reunir pesquisadores, especialistas, professores e o público em geral, e além de palestras e mesas-redondas, vai oferecer oficinas gratuitas dentro de uma versão especial do programa SBPC vai à Escola.
São mais de 30 delas, que abordam diferentes assuntos, sendo alguns deles segurança hídrica, energia solar, imersão no estudo de baleias e golfinhos, papel das populações tradicionais no manejo dos recursos pesqueiros, economia do mar capixaba, entre outros.
“Elas são voltadas para professores da educação básica e estudantes de licenciatura, mas não apenas. Há oficinas que qualquer pessoa pode fazer, havendo vagas”, disse Claudia Linhares, secretária-geral da SBPC e coordenadora-geral da Reunião Regional.
Já as palestras, realizadas no Auditório do CCE, serão “O grande pequeno-mundo: como a nanotecnologia está mudando nossas vidas”, na quinta-feira às 11h40; “Robótica Educacional”, na sexta-feira, às 11h40; e “Animais Marinhos”, que promete fornecer informações para quem gosta de bichos. Ela acontecerá na sexta-feira, às 16h40.
Claudia disse que, por serem voltadas para o grande público, as palestras estarão em uma linguagem completamente acessível.
De acordo com Gabriel Luchini, professor do Departamento de Física da Ufes e integrante do comitê organizador local da Reunião Regional da SBPC no Espírito Santo, a Ufes está sempre aberta a todas as pessoas que se interessam por ciência, cultura e arte.
“Aqui é um dos lugares em que esses elementos são produzidos em nosso Estado. Essa conferência traz consigo uma oportunidade de interagirmos ainda mais com a comunidade externa”, afirmou.
Por fim, Claudia convidou a população a comparecer ao evento. “A cultura científica é um grande legado que nós podemos deixar para as novas gerações. Ela protege as pessoas das desinformações”.
Fique por dentro:
Oficinas precisam de inscrição
Programação
A Reunião Regional terá abertura hoje, às 16h. Amanhã e sexta-feira serão os dias com mesas-redondas e conferências. Estas acontecerão a partir das 9h, tanto no Teatro da Ufes quanto no Cine Metrópolis, e qualquer pessoa pode participar.
Oficinas
Os participantes das oficinas receberão certificados emitidos pela Ufes em conjunto com a SBPC.
As atividades ocorrerão no campus de Goiabeiras, nas dependências do Centro de Ciências Exatas, no prédio IC1, indicado no campus como Ilha do Conhecimento (IC1).
Você pode escolher qualquer oficina, mas é importante verificar o público-alvo indicado para garantir que a atividade seja adequada ao seu perfil e fazer a inscrição.
Algumas delas: “Construindo a cultura oceânica”, “Energia solar e suas aplicações: uma abordagem para a sala de aula” e “Biblioteca do mar: estímulo à leitura e à conscientização ambiental”.
Palestras e exposições
São abertas ao público e não precisam de inscrições.
As palestras são: “O grande pequeno-mundo: como a nanotecnologia está mudando nossas vidas”, “Robótica Educacional” e “Animais Marinhos”. Elas acontecerão no auditório do CCE.
Algumas das variadas exposições: “Um Oceano de Saberes”, “Show de química: educação científica inclusiva” e “Animais marinhos que ocorrem no Espírito Santo”.
Planetário de Vitória
Estará com uma programação especial das 8h às 11h, na quinta e sexta-feira, com filmes que prometem levar informação e encantamento ao público. Alguns deles são: “Arqueoastronomia Maia”, “Dois pedacinhos de vidro: o maravilhoso telescópio” e “Fantasma do Universo”.
Ingressos serão entregues 10 minutos antes de cada apresentação.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários