Orquestra com 16 cegos une música e teatro
Apresentação gratuita, que será em novembro, contará com cantigas populares de todo o Brasil. Objetivo é trabalhar a inclusão
Escute essa reportagem
Um espetáculo pra lá de especial que une música e teatro na apresentação de 25 artistas, sendo 16 cantores cegos, acontece nos dias 23 e 24 de novembro, no Teatro Sesc Glória, no centro de Vitória.
A Orquestra Brasileira de Cantores Cegos trabalha a diversidade e apresenta 15 canções que representam a tradição oral de vários estados brasileiros.
A diretora cênica e artística da orquestra, Rejane Arruda, explicou que a seleção de música foi feita por meio de uma pesquisa cultural e representa um país múltiplo, com manifestações populares como o congo, a música tupiniquim e quilombola do Espírito Santo.
“Para a realização do projeto foi feita uma pesquisa de repertório de cantigas populares do Brasil. Temos cantigas de Pernambuco, do Espírito Santo, de comunidades quilombolas e indígenas, de Alagoas, Xingu, Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, enfim, são músicas que representam o povo brasileiro em sua variedade e diversidade, cantada pelos cantores cegos”.
Rejane disse ainda que a intenção do projeto é trabalhar a inclusão. “O objetivo da Soca e do grupo Companhia Poéticas da Cena Contemporânea, responsáveis pela realização do espetáculo, é mostrar para a sociedade que as pessoas cegas têm uma potência artística e de vida muito grandes”.
Histórias
As músicas apresentadas no espetáculo, que é gratuito, são canções que contam histórias de contextos que acontecem em cidades ribeirinhas, do sertão e também do mar, como relata Rejane.
“São histórias de pescador, de canoeiro, de amor, cantigas que o povo canta enquanto trabalha, de festejo, de ninar, de despedidas e de encontros. Nessas canções há histórias que serão encenadas. Os atores que não são cantores, mas participaram da apresentação, darão suporte ao demais durante a encenação das cantigas”.
“O público que comparecer à apresentação pode esperar um show de diversidade, mostrando que a cultura é partilhada, a deficiência é potência e artistas PCDs têm seu lugar”. O projeto Orquestra Brasileira de Cantores Cegos é viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba.
Serviço
Orquestra Brasileira de Cantores Cegos
Onde: Teatro Sesc Glória. Avenida Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória.
Quando: No 23 de novembro, às 19h30, e no dia 24 de novembro, às 14h30 e às 19h30.
Ing.: Gratuito.
Apesar de gratuitos, os ingressos devem ser retirados na bilheteria. Eles começarão a ser distribuídos uma hora antes da apresentação.
Fonte: Organização do evento.
Comentários