Casais trocam presentes por cotas de lua de mel
Tendência minimiza a possibilidade de errar ao presentear os noivos
Escute essa reportagem
Com as plataformas digitais de organização de lista de presentes para casamento, nunca foi tão fácil acertar. De acordo com especialistas, cada vez mais os casais optam por facilitar a escolha dos convidados. Com isso, as cotas de lua de mel assumem protagonismo e inovam a forma de presentear os noivos.
As cotas de lua de mel funcionam da seguinte forma: os casais trocam a lista de presentes tradicionais por opções de produtos e de serviços que correspondem a uma viagem. Dessa forma, os convidados podem comprar as “cotas” on-line e, assim, proporcionar a viagem como um presente ao casal.
A cerimonialista Ingrid Castro analisa que as cotas de lua de mel são bem aceitas e, inclusive, dão uma diretriz aos convidados de um casamento. Para ela, a opção é celebrada por alguns convidados, que preferem ter mais segurança ao presentear um casal.
“Presentear é uma tradição. As cotas de lua de mel, como opção de presente ofertada pelos noivos, não são deselegantes. Com a tecnologia, diversos sites são utilizados para organizar listas de presentes e cotas de lua de mel. Eles são cada vez mais comuns, são super bem aceitos e os convidados agradecem”.
Essa foi a opção escolhida pelo casal Alcione Silva Gomes, 46, e Jeam Cabidelle, 45. Eles vivem juntos há 25 anos e, por isso, já possuem uma casa com todos os móveis, eletrodomésticos e outros itens. Para facilitar a escolha de presentes, eles optaram pelas cotas de lua de mel em um site.
Os noivos se casaram oficialmente na última quinta-feira e se planejam para passar a lua de mel em Gramado, no Rio Grande do Sul. Para possibilitar o sonho de casamento do casal, cada convidado contribuiu com um valor referente a um presente aos noivos.
“Quando pensamos em casar, a princípio não estávamos considerando ter uma lua de mel, mas muitas pessoas nos incentivaram. Com isso, tivemos a ideia de realizar esse sonho de conhecer Gramado. Criamos um site e facilitamos a escolha dos convidados que tinham interesse em nos presentear”, conta Alcione.
O noivo e comerciário Jeam Cabidelle conta que o site do casamento que oferece a opção das cotas de lua de mel é até uma forma de aproximar os convidados da história do casal.
“Ao abrirem o site, os convidados vão conhecer um pouco sobre nós, ver fotos, conhecer os padrinhos, o local da cerimônia, a recepção e, além disso, têm até outras opções de presentes”.
Análise
"Convidados não precisam dar presentes caros"
“Em minha opinião, os convidados de um casamento não precisam investir em presentes caros aos noivos.
A tradição de presentear os noivos é um gesto de carinho e apoio à família que se forma, não um dever financeiro. A escolha do presente deve refletir o orçamento e relacionamento do convidado com os noivos.
Não é de bom tom que os noivos cobrem presentes caros dos convidados, ou quem sabe até com um valor fixado. Casamentos são celebrações de amor e união, não transações comerciais.
É muito importante que os noivos valorizem a presença e a felicidade dos amigos e dos familiares, independentemente do presente.
A etiqueta sugere que os noivos registrem uma lista de presentes para orientar os convidados, mas isso não deve ser interpretado como uma exigência. A generosidade deve vir de coração e da capacidade financeira.
Até porque, em muitas vezes, os convidados são padrinhos, precisam viajar para o casamento, bem como são pais de pajens ou damas.
O importante é compartilhar esse momento especial com amor e alegria, independentemente do valor do presente.”
Não dê itens de decoração para casa
Para festas de 15 anos e outras celebrações, as roupas são presentes comuns. A consultora de imagem Mylla Rodrigues dá algumas dicas para facilitar a escolha. A especialista indica, primeiramente, que saiba-se o tamanho do manequim da pessoa a ser presenteada e, depois, sugere uma reflexão sobre a finalidade da roupa. E não adianta escolher a peça sem zelo e tempo de pesquisa.
Conheça o gosto do casal: Procure informações sobre a história, o perfil e o gosto do casal. Caso tenha dificuldade, é indicado, até mesmo, dialogar abertamente com os noivos.
Busque a lista de presentes: Peça a lista aos noivos e evite fugir dos presentes listados. Assim, evita-se, por exemplo, dar um presente repetido ao casal.
Evite presentes que não podem ser trocados: Para isso, não vale comprar o presente em uma viagem, por exemplo. Se informe sobre a política de troca dos produtos e serviços escolhidos e deixe uma orientação ao casal.
Informe-se sobre o estilo de vida dos noivos: Com essas informações, evita-se a gafe de presentear com algo que eles não usarão. As redes sociais podem dar indícios dos gostos do casal.
Não dê presentes usados: Pense o seguinte: se o casal fez um convite para o dia mais importante para a história da união, por que não oferecer um bom presente? Até mesmo itens de luxo de segunda mão devem ser evitados.
Lembre-se de escrever uma mensagem ao casal: Não adianta apenas caprichar no presente, entregar e não deixar uma mensagem de carinho para os noivos. Faça uma mensagem carinhosa em uma carta junto ao presente.
Evite levar presente no dia da festa: O presente deve ser entregue antecipadamente aos noivos. Caso leve o presente no grande dia, entregue à cerimonialista responsável pela festa.
Peça ajuda: Dialogue com pessoas próximas ao casal, com amigos e até com os noivos para obter ajuda na escolha do presente.
Seja discreto: Contribuir para a lua de mel, para o bolo ou para qualquer outro serviço da festa é um presente nobre e bem aceito pelos noivos. Contudo, não conte para os convidados da festa.
Cuidado com itens de decoração: Não é aconselhável oferecer esses presentes, principalmente se você desconhece a casa do casal.
Comentários