X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Novo hospital vai atrair negócios em São Mateus

Região que vai sediar o Complexo de Saúde do Norte será urbanizada e passará a contar com vários tipos de comércio em torno do hospital


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Novo hospital vai atrair negócios em São Mateus
Perspectiva do novo hospital, que vai substituir o atual Dr. Roberto Silvares, vai comportar Centro de Especialidades, Farmácia Cidadã e outros |  Foto: Divulgação

Às margens da BR-101, a seis quilômetros da sede de São Mateus, está sendo construído o Complexo de Saúde do Norte, um projeto robusto, que contará com um novo hospital.

O empreendimento vai incorporar ainda o Centro Regional de Especialidades, a Farmácia Cidadã, Hemocentro e Superintendência Regional de Saúde, além de atrair negócios para a região.

À reportagem, o secretário de Saúde de São Mateus, Henrique Luis Follador, falou sobre a cadeia de negócios. “Não vem só o complexo, vem expansão. Toda aquela região vai passar a ser urbanizada”.

Ele deu exemplo de negócios que devem ser atraídos, como hotel, pousada, supermercado, restaurante, bares, lanchonetes, padaria, farmácia, e outros.

Diretores do Consórcio Complexo de Saúde Norte, juntamente com o subsecretário de Estado de Integração e Desenvolvimento Regional, Luiz Paulo Vellozo Lucas, se reuniram com o prefeito da cidade, Daniel Santana, conhecido como Daniel da Açaí, na última quinta-feira.

Um dos temas em debate, segundo Luiz Paulo, foi a necessidade de se antecipar ao efeito econômico do novo hospital na cidade.

“Certamente vai atrair vários outros negócios em função do hospital, como residencial, hotel, restaurante, minishopping, outras clínicas, uma faculdade de Medicina. Tudo isso pode acontecer no entorno do hospital”.

Segundo ele, está sendo estimulada a ideia de se fazer uma Parceria Público-Privada (PPP) no restante do terreno, que originalmente seria para um polo industrial.

“Será feita uma manifestação de interesse ao Estado para estruturar esse novo bairro. É preciso fazer com que esses novos negócios aconteçam e ocupem o território de maneira ordenada”.

Marco Fúccio, diretor de Engenharia do Consórcio, destacou que o hospital tem sido planejado em um conceito moderno de saúde.

“Entendemos que toda construção e inovação de um equipamento desse porte é uma âncora de negócios e desenvolvimento para o município. Ele cria um nicho de negócio de desenvolvimento que é incalculável. Será uma nova cidade”.

Na questão da saúde, Marco Fúccio complementa que o novo complexo vai melhorar muito a qualidade de vida das pessoas, especialmente daquelas que viajam quilômetros em busca de um atendimento.

Fala, pacientes!

  • Câmera 1/3
    Divolney Alves Corrêa, 54 anos, professora: "O novo hospital é um presente para São Mateus e outras cidades. Eu, por exemplo, moro em Ponto Belo”
    Fullscreen
  • Câmera 2/3
    Admilson José da Silva, 42, encarregado: "Investir em saúde é investir em qualidade de vida. Estou ansioso para inaugurar. Será um marco para a cidade”
    Fullscreen
  • Câmera 3/3
    Gabriela Rodrigues, 25, técnica de enfermagem: "Moro em Conceição da Barra e estou na expectativa do novo hospital. Ele será moderno e terá ampliação de serviços”
    Fullscreen
  • Novo hospital vai atrair negócios em São Mateus
  • Novo hospital vai atrair negócios em São Mateus
  • Novo hospital vai atrair negócios em São Mateus
Novo hospital vai atrair negócios em São Mateus Novo hospital vai atrair negócios em São Mateus Novo hospital vai atrair negócios em São Mateus

Mais 150 vagas de empregos diretos serão abertas

Uma boa notícia para quem está fora do mercado de trabalho é que o Complexo de Saúde do Norte vai reforçar a equipe priorizando mão de obra local e do entorno.

A previsão é contratar mais 150 profissionais para atuarem no pico das obras. A seleção começa em janeiro. Currículos podem ser enviados para o e-mail [email protected].
Além desses empregos diretos, há os indiretos: cerca de mil.

A técnica de segurança do trabalho Maria Carolina Azevedo e a analista ambiental Hilly Stojan não escondem o orgulho de fazer parte dessa história.

Mas, afinal, quando o complexo se tornará uma realidade? Quem responde é Marco Fúccio, diretor de Engenharia do Consórcio Complexo de Saúde Norte.

“Fomos contratados para 36 meses de execução da obra, mas o processo, que foi um RDCI (Regime Diferenciado de Contratações), nos possibilitou aplicar a nossa engenharia. Por exemplo, modificamos o sistema construtivo convencional de concreto para estrutura metálica. Com isso, já é possível trabalhar com um cronograma mínimo de redução de seis a oito meses, desde que permaneçam inalteradas as condições contratuais atuais”.

Assim, como ele diz, a previsão é concluir a obra entre 28 e 30 meses. “Essa entrega será um ganho para toda a sociedade”.

Imagem ilustrativa da imagem Novo hospital vai atrair negócios em São Mateus
Hilly e Maria Carolina: orgulho |  Foto: Eliane Proscholdt

Saiba mais

O complexo

Imagem ilustrativa da imagem Novo hospital vai atrair negócios em São Mateus
Andamento das obras do Complexo de Saúde do Norte, em São Mateus |  Foto: Divulgação

- Em substituição ao atual Hospital Estadual Dr. Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus, está sendo construído o Complexo de Saúde do Norte.

- São mais de 37 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 100 mil metros quadrados.

- O complexo terá dois prédios. Um, será o novo hospital, com dois pavimentos. O outro, será o anexo, que abrigará o Centro Regional de Especialidades, a Farmácia Cidadã, Hemocentro e Superintendência Regional de Saúde. Além disso, será construído um Centro de Acolhimento aos pacientes e acompanhantes, entre outras novidades.

Leitos

- O projeto de referência previa 270 leitos, mas essa quantidade foi ampliada para 340, sendo 60 para alta complexidade – Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP).

Referência regional

- Atuará como referência regional para: emergência clínica e cirúrgica referenciada, trauma, clínica cirúrgica, clínica médica, AVC tipo I, pediatria, saúde mental, terapia intensiva adulto.

- Contará com as especialidades: clínica médica, pediatria, infectologia, cardiologia, pneumologia, psiquiatria, neurologia, gastrenterologia, cirurgia geral, urologia, ortopediatria, cirurgia plástica reparadora, otorrinolaringologia, radiologia, geriatria, entre outras.

- Edilson Monteiro, superintendente estadual de Saúde, disse que o objetivo do complexo é tirar as pessoas da estrada. “O que a gente tiver a capacidade de resolver mais perto de casa, e descentralizar os serviços que hoje só têm na Grande Vitória, será feito para que o cidadão do Norte seja atendido”.

Fonte: Consórcio Complexo de Saúde Norte.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: