Antiga estação de trem vai virar centro cultural em Vila Velha
Obras de restauração vão transformar o patrimônio, que terá centro pedagógico. Entrega é prevista para dezembro deste ano
Escute essa reportagem
Com previsão de entrega para dezembro deste ano, a restauração da antiga Estação Ferroviária de Vitória, conhecida como Estação Leopoldina, no bairro Argolas, em Vila Velha, está a todo vapor.
A reforma irá valorizar os moldes e as características arquitetônicas originais do patrimônio e transformar o espaço em um centro cultural e pedagógico.
No local, está prevista a criação de ambientes como ampla sala de robótica, sala de informática, biblioteca, auditório, espaços de dança e de música e de recreação, além de sanitários e de lanchonete. As instalações serão voltadas a atividades extracurriculares da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Ana Bernardes Rocha.
Já o segundo piso do prédio será reformado para se transformar em uma área cultural para receber exposições e um espaço com a história ferroviária da cidade canela-verde, aponta a Prefeitura de Vila Velha.
A secretária de Obras e Projetos Estruturantes de Vila Velha, Menara Cavalcante, aponta benefícios da restauração do prédio.
“O resgate da memória e da história desse patrimônio será a maior entrega à população. A Estação Leopoldina estava abandonada, ela era o principal elo de ligação do Espírito Santo. Após o restauro, haverá até valorização imobiliária”, avalia.
Com a obra, que foi iniciada em 2020, foi possível, por exemplo, restaurar uma cerâmica original do prédio. A secretária contou, ainda, que a obra é acompanhada por um arqueólogo para garantir a proteção do patrimônio.
A obra de restauro e reforma está orçada em cerca de R$ 6 milhões e atende a parâmetros técnicos para preservação do patrimônio. As intervenções abrangem critérios do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
História
A antiga Estação Ferroviária de Vitória foi a primeira construída pela Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo (EFSES), em 1895. Por volta de 1937, a reconstrução da estação foi iniciada, mantendo até hoje o estilo arquitetônico europeu Art Déco. Possui dois relógios mecânicos, datados de 1937, que também serão restaurados.
A Estação Leopoldina é testemunho da inserção do Estado em um dos grandes ciclos econômicos da História do Brasil, o cafeeiro.
Comentários