X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Nível dos rios cai e já preocupa especialistas

ES enfrenta uma onda de calor severa e é importante o uso racional da água a fim de ser evitar o desabastecimento total


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Nível dos rios cai e já preocupa especialistas
O Rio Jucu, que abastece a Grande Vitória, está com vazão de 8.060,00 litros por segundo, perto do nível crítico |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

A onda de calor que tem afetado o Espírito Santo e outros estados brasileiros fez cair o nível dos rios que abastecem a Grande Vitória. A queda de vazão da água tem preocupado especialistas.

A vazão atual do Rio Jucu, que abastece municípios como Vila Velha, Cariacica, Viana e Vitória, é de 8.060,00 l/s (litros por segundo), de acordo com o último boletim divulgado pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh). O número é bem próximo ao nível crítico do rio, que é de 6.260,04 l/s.

Leia mais sobre Cidades

Já no Rio Santa Maria, a situação é ainda mais severa. A vazão atual é de 4.300,78 l/s, sendo 2.895,30 l/s o nível crítico.

O secretário-executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Jucu, Élio de Castro, destacou que a situação é preocupante em vários aspectos, ainda mais quando comparada há 15 dias, quando a vazão do Jucu era superior a 20 mil litros por segundo.

“Se não chover, é bem provável que enfrentemos situação ainda mais crítica. Precisamos integrar a gestão das bacias para que possamos atuar de forma completa”, defendeu.

Imagem ilustrativa da imagem Nível dos rios cai e já preocupa especialistas
|  Foto: Divulgação

Para o ambientalista e doutor em Ciência Florestal, Luiz Fernando Schettino, algumas medidas são fundamentais para atenuar o cenário de seca.

“Temos de continuar com a política de reservação de água, com a construção de barragem, e uma ação permanente de proteção florestal. Assim, mantemos a nascente, os córregos e ajudamos a manter o regime de chuvas”, explicou.

Imagem ilustrativa da imagem Nível dos rios cai e já preocupa especialistas
|  Foto: Divulgação

O coordenador de Hidrologia, Informação e Pesquisa da Agerh, Luiz Henrique Aquino, afirma que ainda é cedo para falar em desabastecimento total, mas a agência tem fortalecido o monitoramento e chegou, inclusive, a ativar o Comitê Estadual de Adversidades Climáticas para acompanhar a situação do nível dos rios.

“Além das estações, temos equipes em campo fazendo as medições. Estamos enfrentando uma onda de calor severa e temos atuado junto aos comitês e demais órgãos para fortalecer o uso racional da água”, disse.

O coordenador acrescentou que o período chuvoso, comumente iniciado no mês de outubro, pode sofrer alterações em razão do El Niño, fenômeno que aquece as águas do Oceano Pacífico Equatorial.

“Em anos de El Niño, a distribuição de chuvas pode ser alterada. Também estamos monitorando esse cenário para termos perspectivas futuras, inclusive para o próximo ano”, comentou.

Risco de desabastecimento

Em alerta publicado ontem, a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) informou que o abastecimento de água pode ser afetado em 53 municípios do Espírito Santo, incluindo toda a Grande Vitória.

O motivo é a onda de calor, que tem reduzido o nível dos mananciais de onde é captada a água para abastecimento da população.

O alerta não define datas para um eventual desabastecimento, mas pede que a população economize água e pratique o reúso. Em caso de emergência, a Cesan informou que o abastecimento poderá ser complementado com caminhões-pipa.

O contato com a Cesan poderá ser feito a qualquer hora do dia ou da noite pelo telefone 115, ou 0800 095 2305, exclusivo para Aracruz, e pelo WhatsApp (27) 3422-0115.

Até as 23h59 desta sexta-feira (17), o Espírito Santo está sob alerta vermelho para as ondas de calor, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que indica temperaturas 5 graus acima da média no Estado há mais de cinco dias.

Já a partir de segunda-feira (20), o tempo deve mudar. Uma frente fria, que tem causado fortes chuvas no Sul do Brasil, avança em direção ao Sudeste. Há expectativa de chuva para a região, com previsão de ventania, mar agitado e queda de granizo.

Nível dos rios

Rio Jucu: A vazão atual é de 8.060,00 l/s (litros por segundo). Nível crítico é de 6.260,04 l/s.

Rio Santa Maria: A vazão atual é de 4.300,78 l/s, sendo 2.895,30 l/s o nível crítico.

Os dois rios abastecem os municípios da Grande Vitória. A onda de calor que atinge o Espírito Santo tem reduzido o nível de água desses sistemas.

Fonte: Boletim divulgado pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: