X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

ES já registrou 300 incêndios nos primeiros 15 dias de novembro

Nesta quinta-feira, nuvens de fumaça foram registradas em Vitória, Serra e Vila Velha


Ouvir

Escute essa reportagem

As nuvens de fumaça registradas no Espírito Santo nesta quinta-feira (16) não são um caso isolado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, apenas nos primeiros 15 dias do mês de novembro, 300 ocorrências de incêndio foram registradas no Estado — número seis vezes maior que o mesmo período do ano passado, quando foram registradas 53 ocorrências. 

Na Grande Vitória, o município com maior número de ocorrências é a Serra: já são 51 incêndios registrados, contra 10 no mesmo período de 2022. Em seguida vem Cariacica, com 27, Vila Velha (26), Guarapari (18), Vitória (10) e Viana (6). Juntos, os demais municípios capixabas somam outras 162 ocorrências.

Em nota, a corporação afirmou que o tempo seco, associado às altas temperaturas e vento forte, facilitam o surgimento de focos de incêndio e a propagação das chamas e da fumaça.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Confira as orientações do Corpo de Bombeiros:

• Grande parte dos incêndios ocorrem por fatores humanos. Em períodos quentes e secos, deve-se evitar provocar incêndios, pois eles podem sair do controle e atingir grandes proporções.

• Ao avistar fumaça suspeita ou foco de incêndio em mata, avise imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) ou contate a Defesa Civil de seu município.

•  Ao contatar os órgãos de emergência é preciso manter a calma. Informe a localização precisa da ocorrência, os pontos de referência e dicas de como chegar ao local. Se possível, forneça as coordenadas geográficas do incêndio. Responda com calma às perguntas do atendente. Deixe seus contatos, caso seja necessário obter mais informações sobre a ocorrência.

• Somente enfrente um incêndio caso tenha treinamento, preparo e equipamentos adequados. Nunca tente combater um incêndio florestal sozinho.

Nuvens de fumaça na Grande Vitória

Registros de moradores mostram nuvens de fumaça em diferentes locais da Grande Vitória na tarde desta quinta-feira (16). Segundo o Corpo de Bombeiros, neste momento, existem ocorrências de incêndios em Vitória, Vila Velha e na Serra.

Ainda não se sabe se esses pequenos focos são os responsáveis pela fumaça registrada em diferentes bairros, ou se há alguma ocorrência de maior proporção causando o problema.

A ocorrência segue em andamento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: