Navio Cisne Branco atrai 7 mil visitantes em Vitória
A embarcação da Marinha do Brasil estará aberta ao público neste final de semana, mas os ingressos já estão esgotados
Escute essa reportagem
O Navio-Veleiro (NVe) Cisne Branco, um dos mais representativos da Marinha do Brasil, está em Vitória, atracado no Cais Comercial da Vports (antigo Porto de Vitória), e será aberto para visitação neste sábado (14) e domingo (15), das 13h às 17 horas.
Ao todo, serão sete mil visitantes. Para conferir a embarcação, era necessário garantir um ingresso gratuito e virtual, por meio da plataforma Sympla. Foram disponibilizados inicialmente 3 mil convites por dia e, nesta sexta (13), novas mil vagas foram abertas, mas já esgotaram.
O acesso à área portuária somente será permitido mediante apresentação do ingresso, impresso ou on-line, no horário específico descrito no convite, e também mediante o cumprimento dos requisitos de segurança (uso de calçado fechado, sem salto).
“Os visitantes vão saber um pouco mais da nossa história, da cultura do navio, vão ter militares aqui não só para tirar dúvidas a respeito do navio, mas sobre como ingressar na Marinha também”, diz o tenente Bispo.
Ele destaca que os visitantes vão poder tirar fotos e que se trata de um programa muito interessante para toda a família. “É uma honra receber a sociedade capixaba aqui no navio”.
A Tribuna conheceu a parte interna da embarcação e fez registros para os leitores, mas o tenente Bispo destacou que os visitantes terão acesso somente à parte externa.
Conhecido como “Embaixada Brasileira no Mar”, o NVe Cisne Branco exerce funções diplomáticas e de relações públicas.
O veleiro é o terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil. Foi construído pelo estaleiro Damen Oranjewerf, em Amsterdã, Holanda, e entregue à Marinha em 4 de fevereiro de 2000.
A incorporação à Armada ocorreu em 9 de março de 2000, em Lisboa, às margens do rio Tejo. É um navio de época, cujo projeto é inspirado nos desenhos de veleiros velozes construídos no final do século XIX, os Clippers, a última geração de grandes veleiros que precedeu as embarcações de propulsão a vapor.
O navio tem 76 metros de comprimento e 48 metros de altura. A tripulação é de 54 militares e o total de velas é de 32. A velocidade máxima à vela é 17,5 nós (32 km/h). Propulsão auxiliar de um motor diesel 1001 hp e velocidade máxima a motor de 11 nós (20 km/h).
Por dentro do navio-veleiro
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários