X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Morro do Moreno terá bondinho, três mirantes e cafeteria até 2026

Novo ponto turístico de Vila Velha também terá cafeteria e restaurante. Obra já começou e deve ser concluída no ano que vem


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Morro do Moreno terá bondinho, três mirantes e cafeteria até 2026
Mirante com vista privilegiada, acessibilidade e iluminação fazem parte do projeto do Morro do Moreno. |  Foto: Divulgação/PMVV

As obras de revitalização do Morro do Moreno começaram e preveem três mirantes, um bondinho e uma cafeteria no topo do monumento natural de Vila Velha. Além disso, o projeto inclui uma área de atendimento a turistas, recepção para visitantes, pórtico, restaurante e guarita da Guarda Municipal.

A obra custará cerca de R$ 10 milhões, obtidos com recursos da parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura de Vila Velha.

Imagem ilustrativa da imagem Morro do Moreno terá bondinho, três mirantes e cafeteria até 2026
Boate na Praia da Costa foi demolida e área terá recepção de visitantes. |  Foto: Fábio Nunes/AT

A execução do projeto teve início em abril com o começo da demolição de uma antiga boate, na Praia da Costa, em Vila Velha.

De acordo com o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, a execução de outras partes da obra deve começar ainda em setembro deste ano, com previsão de conclusão no final de 2026.

“A obra já foi licitada e estão sendo realizados estudos ambientais para a construção do projeto. A previsão de entrega da obra é de 540 dias, cerca de um ano e meio de execução”, disse o prefeito.

Arnaldinho ressalta que a revitalização vai trazer acessibilidade e mais segurança para o ponto turístico canela-verde.

“Teremos um bondinho que levará do pé ao topo do Morro do Moreno para dar às pessoas mobilidade e oportunidade de visitar o ponto turístico e ter a vista privilegiada lá de cima. Além disso, haverá pavimentação, drenagem e iluminação até o topo, trazendo mais segurança aos visitantes”, disse.

O presidente da Associação de Moradores da Praia da Costa, Henrique Born, acredita no impacto urbano positivo da obra.

“Pode trazer melhorias significativas na infraestrutura do entorno, como sinalização, acessos e segurança, além de impulsionar o comércio local e a valorização imobiliária”, disse.

Para Henrique Born, a revitalização tem potencial para fortalecer o turismo e o uso sustentável do Morro do Moreno. No entanto, ele disse que precisa ser realizada de forma responsável.

“Deve atrair investimentos e fortalecer o turismo, mas é fundamental que o projeto seja conduzido com responsabilidade, respeitando as características do bairro e se adequando às necessidades da comunidade de moradores”.

Saiba Mais 

Projeto

Revitalização: o projeto de revitalização prevê três mirantes, sendo dois no pé do Morro do Moreno e um no topo com visão de 360º, uma cafeteria, um restaurante, pórtico, centro de atendimento ao turista, recepção para visitantes e um bondinho.

Objetivo: estruturar o local para visitação pública ordenada, reforçar a segurança dos frequentadores e consolidar a área como parque ambiental.

Obra

Prazo: 540 dias

Empresa licitada: o contrato para a obra foi formalizado com a AMF Engenharia e Serviços Ltda em janeiro e, desde então, a empresa responsável trabalha na elaboração do projeto executivo e no processo de licenciamento das demais etapas, que envolvem áreas sob proteção ambiental.

Área demolida: começou a ser demolida e será transformada em um espaço de recepção para visitantes, com uma guarita da Guarda Municipal e uma pequena praça.

Outras áreas: do outro lado da rua, em outro terreno, haverá sanitários, sala administrativa, depósito e um espaço voltado à educação ambiental.

O Número 

10 milhões de reais é o investimento da obra, que tem recursos dos governos estadual e municipal.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: