X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Vitória aparece entre as capitais mais desenvolvidas do Brasil; veja a lista

Levantamento da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro indica que capital capixaba fica atrás apenas de Curitiba e São Paulo


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Vitória aparece entre as capitais mais desenvolvidas do Brasil; veja a lista
Vista de Vitória: cidade ficou em terceiro lugar entre as capitais mais desenvolvidas do Brasil |  Foto: Leone Iglesias - 25/06/2020

Vitória é a terceira capital mais desenvolvida do Brasil, segundo apontou um estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), divulgado nesta quinta-feira (8). O levantamento indicou que a capital capixaba obteve nota 0,8200, ficando atrás apenas de Curitiba (0,8855) e São Paulo (0,8271).

O resultado faz parte da edição mais recente do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que avalia o nível de desenvolvimento de todas as 5.570 cidades brasileiras, com base em três áreas: emprego e renda, saúde e educação. O município de Águas de São Pedro, em São Paulo, lidera o ranking nacional de 2023, com nota 0,8932.

O IFDM varia de 0 a 1 e é dividido em quatro faixas: crítico (menos de 0,400), baixo (de 0,400 a 0,599), moderado (de 0,600 a 0,799) e alto (a partir de 0,800). São considerados dezenas de indicadores, como taxa de pobreza, PIB per capita, evasão escolar, vacinação, mortalidade infantil e gravidez na adolescência.

Segundo o estudo, a evolução do País foi significativa na última década, mas ainda desigual. Em 2013, apenas 0,2% dos municípios brasileiros estavam na faixa de desenvolvimento "alto". Em 2023, esse percentual subiu para 4,6%.

No mesmo período, o índice médio do País passou de 0,4674 para 0,6067 — um avanço de quase 30%. Segundo o estudo, 99% das cidades melhoraram seus índices.

Mesmo com a melhora geral, o Brasil segue dividido entre extremos de desenvolvimento. Enquanto 4,6% dos municípios alcançaram o patamar mais alto, 47,3% ainda estão nas faixas "crítico" ou "baixo" — o equivalente a 57 milhões de pessoas.

O Norte e o Nordeste concentram 87% dos municípios nessa situação. No Amapá, 100% das cidades têm desenvolvimento considerado insatisfatório. Já São Paulo tem apenas 0,3% dos municípios nessas categorias.

Todas as 10 cidades mais bem colocadas no ranking estão nos estados de São Paulo e Paraná. A capital paranaense, Curitiba, é a mais bem posicionada entre todas as capitais, ocupando o terceiro lugar geral, com índice de 0,8855.

"Municípios menos desenvolvidos estão 23 anos atrasados em relação aos mais desenvolvidos", afirmou o economista-chefe da Firjan, Jonathas Goulart. Ele alerta que, no ritmo atual, cidades com desenvolvimento crítico só alcançarão o padrão das mais avançadas em 2046. "Apesar de o país ter uma única Constituição e um único regime político, são realidades completamente distintas".

As 10 cidades mais desenvolvidas do país, segundo o IFDM 2023:

Águas de São Pedro (SP) - 0,8932

São Caetano do Sul (SP) - 0,8882

Curitiba (PR) - 0,8855

Maringá (PR) - 0,8814

Americana (SP) - 0,8813

Toledo (PR) - 0,8763

Marechal Cândido Rondon (PR) - 0,8751

São José do Rio Preto (SP) - 0,8750

Francisco Beltrão (PR) - 0,8742

Indaiatuba (SP) - 0,8723

Capitais com melhor e pior desempenho no ranking:

As cinco melhores capitais:

Curitiba (PR) - 0,8855

São Paulo (SP) - 0,8271

Vitória (ES) - 0,8200

Campo Grande (MS) - 0,8101

Belo Horizonte (MG) - 0,8063

As cinco piores capitais:

Macapá (AP) - 0,5662

Boa Vista (RR) - 0,6319

Belém (PA) - 0,6390

Salvador (BA) - 0,6442

Manaus (AM) - 0,6555

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: