X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Moradores registram nuvem em formato de “tornado” no ES

Fenômeno foi visto em Viana, na tarde desta terça-feira. Entenda


Imagens gravadas em Viana e divulgadas nas redes sociais mostram uma nuvem atípica em formato de tornado, após o temporal que atingiu várias cidades capixabas, na tarde desta terça-feira (20). Não há registro de estragos por conta do temporal, segundo a prefeitura.

De acordo com informações divulgadas no site do Climatempo, o fenômeno climático é comum, e trata-se de uma “nuvem funil”, que oferece perigo e é um prolongamento que eventualmente surge na base de nuvem cumulonimbus.

Reprodução/Redes sociais

Quando o funil toca o solo, então pode-se chamar de tornado. Porém, é comum que ocorra apenas o funil suspenso, sem tocar o solo.

Moradora de Viana, a doméstica Madalena Fornazier revelou que presenciou a cena quando chegava em casa.

"A nuvem foi andando e seguiu, ao meu ver, para o mar. Ainda bem que essa tempestade não trouxe nenhum prejuízo a minha cidade", afirmou ela.

Novo alerta laranja para o ES

Um novo alerta laranja de perigo de chuvas intensas foi emitido nesta terça-feira (20), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para todo o Espírito Santo. O alerta é válido até às 10 horas desta quinta-feira (22).

Em todo o estado há perigo de chuvas intensas, pode chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 mm/dia a 100mm/dia. Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, queda de energia e descargas elétricas.

Nuvens carregadas continuam a se formar sobre todo o Sudeste do Brasil devido ao ar quente e úmido presente na região, além da circulação ciclônica de ventos em vários níveis da atmosfera, que também prevalece sobre a região. A circulação ciclônica, no sentido horário, contribui para a concentração do ar úmido e facilita a formação de nuvens carregadas. Esta terça-feira é marcada por alerta para temporais em praticamente todo o Sudeste.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: