Moradores registram nuvem em formato de “tornado” no ES
Fenômeno foi visto em Viana, na tarde desta terça-feira. Entenda
Escute essa reportagem
Imagens gravadas em Viana e divulgadas nas redes sociais mostram uma nuvem atípica em formato de tornado, após o temporal que atingiu várias cidades capixabas, na tarde desta terça-feira (20). Não há registro de estragos por conta do temporal, segundo a prefeitura.
De acordo com informações divulgadas no site do Climatempo, o fenômeno climático é comum, e trata-se de uma “nuvem funil”, que oferece perigo e é um prolongamento que eventualmente surge na base de nuvem cumulonimbus.
Quando o funil toca o solo, então pode-se chamar de tornado. Porém, é comum que ocorra apenas o funil suspenso, sem tocar o solo.
Moradora de Viana, a doméstica Madalena Fornazier revelou que presenciou a cena quando chegava em casa.
"A nuvem foi andando e seguiu, ao meu ver, para o mar. Ainda bem que essa tempestade não trouxe nenhum prejuízo a minha cidade", afirmou ela.
Novo alerta laranja para o ES
Um novo alerta laranja de perigo de chuvas intensas foi emitido nesta terça-feira (20), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para todo o Espírito Santo. O alerta é válido até às 10 horas desta quinta-feira (22).
Em todo o estado há perigo de chuvas intensas, pode chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 mm/dia a 100mm/dia. Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, queda de energia e descargas elétricas.
Nuvens carregadas continuam a se formar sobre todo o Sudeste do Brasil devido ao ar quente e úmido presente na região, além da circulação ciclônica de ventos em vários níveis da atmosfera, que também prevalece sobre a região. A circulação ciclônica, no sentido horário, contribui para a concentração do ar úmido e facilita a formação de nuvens carregadas. Esta terça-feira é marcada por alerta para temporais em praticamente todo o Sudeste.
Comentários