ES ganha 574 novos bares e restaurantes
As cidades que mais registraram novidades foram Vitória e Vila Velha, ambas com 113 novas opções cada
Escute essa reportagem
Quem gosta de sair para comer ou beber com os amigos e a família tem 574 novos motivos para comemorar, já que esse foi o número de bares e restaurantes que abriram as portas no Espírito Santo no último ano.
Segundo dados divulgados pela Junta Comercial do Estado do Espírito Santo, essa foi a quantidade de aberturas na atividade “bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, sem/com entretenimento”.
Apenas na Grande Vitória foram 356 lugares novos. As cidades que mais registraram novidades foram a capital capixaba e Vila Velha, ambas com 113 novas opções cada. Em terceiro lugar ficou Serra com 50 estabelecimentos.
O presidente do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares), Rodrigo Vervloet, comemora os números.
“É uma retomada do setor depois de toda crise sanitária que a gente passou. Essa crise acabou deixando um vácuo de empresas que não conseguiram suportar, então você tem um mercado para a abertura de novas empresas e é o que vem acontecendo”, explica.
Deixando para trás de vez a crise causada pela pandemia, esse movimento deve permanecer em 2024, com a abertura de mais endereços. O número deve continuar alto, mas não deve atingir a marca dos 622 novos estabelecimentos registrados em 2022.
“Aquele foi o ano de retomada do setor depois da pandemia, então houve um aumento exponencial nesse ano em específico. A nossa busca é estar crescendo em comparação a 2023”, conta Vervloet.
O Espírito Santo bateu recorde na abertura de empresas em 2023. Foram 20.532 novos registros, o que representa um aumento de 5,21% em relação a 2022, que teve 19.514 processos de constituição.
O número é o maior alcançado nos últimos 10 anos e equivale a um média de 57 empresas abertas por dia no Estado. A atividade que mais teve empresas abertas no último ano é a de comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, com 7.569 novos registros.
Entre as razões para o aumento, destaca o presidente da Junta Comercial do Estado do Espírito Santo, Paulo Alfonso Menegueli, estão a simplificação do sistema e a integração promovida pelo governo do Estado entre os órgãos envolvidos no processo de abertura.
Cardápios variados em destaque
Há tanta variedade de restaurantes e bares que os estabelecimentos têm investido em diferentes alternativas para atrair a clientela. Enquanto alguns optam por um cardápio diverso, outros conquistam seu espaço ao atender um público específico.
“Noto que há um foco em variar o cardápio e especializar as operações, ou seja, ser mais específico no que faz. Por exemplo, uma hamburgueria focar em hambúrguer suíno. São soluções independentes e que podem ser adotadas por restaurantes diversos”, explica o presidente do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares), Rodrigo Vervloet.
Ele ainda percebe que há um investimento maior em divulgação nas redes sociais e demais meios de comunicação, como TV e jornal impresso.
Em relação a desafios do setor gastronômico, Vervloet destaca a inflação de alimentos, que é muito alta, e a busca por mão de obra.
“Hoje existe uma dificuldade muito grande de buscar mão de obra, principalmente, a formal. As pessoas que querem trabalhar no setor não querem assinar carteira, formalizar esse vínculo. Essa dificuldade acaba, inclusive, represando a abertura de novos bares e restaurantes e também os horários que os bares atendem o público”, explicou.
Saiba mais
No Espírito Santo
Em 2023, o Estado bateu recorde na abertura de empresas de vários segmentos. Foram 20.532 novos registros, o que representa um aumento de 5,21% em relação a 2022, que teve 19.514 processos de constituição.
As atividades que mais tiveram empresas abertas no último ano foram a de comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, com 7.569 novos registros; de promoção de vendas, com 6.891; e comércio varejista de bebidas, com 5.066.
Bares e restaurantes
574 empresas foram abertas no ano passado na atividade “bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, sem/com entretenimento”.
Dessas, 356 foram abertas na Grande Vitória.
Expectativa
Em 2024, o número deve continuar alto, mas não deve atingir a marca de 622 novos estabelecimentos registrados em 2022. Isso porque aquele foi o ano de retomada do setor depois da pandemia.
Fonte: Junta Comercial do Estado do ES
Comentários