Obras vão aumentar faixa de areia em praias de Vitória
Expectativa é de que os serviços comecem ainda neste semestre e que estejam prontos até o final do ano, sem impactar no verão
Escute essa reportagem
Capixabas e turistas vão ter mais espaço de areia nas praias da Guarderia, Curva da Jurema e Praia do Iate, em Vitória. É que a prefeitura do município vai fazer o engordamento da faixa de areia nesses locais.
A expectativa é de que as obras comecem ainda neste semestre e que estejam prontas para o próximo verão.
O prefeito Lorenzo Pazolini explica que o valor do investimento da obra é de R$ 30 milhões e o prazo de entrega é de 180 dias após o início das obras.
Pazolini lembra ainda que, em 2020, a prefeitura da Capital concluiu uma obra de engordamento, mas o problema voltou a preocupar banhistas e comerciantes da região. Dessa vez a obra será maior e mais extensa, contemplando outras localidades que não haviam sido incluídas na obra anterior, justamente para evitar com que o problema volte a acontecer.
“É uma obra que vai atrair mais pessoas, ajudar o comércio local, o esporte e o lazer. É uma obra conectada ao meio ambiente, ao desenvolvimento sustentável e à geração de emprego, renda e aquecimento da economia”.
Os 261 mil metros cúbicos de areia que serão utilizados na intervenção serão extraídos de jazidas no fundo do mar. Os locais que vão receber o engordamento da faixa de areia foram revelados com base em estudos e análises.
Secretário de Obras de Vitória, Gustavo Perin disse que, com a obra, o objetivo é fazer com que o desenho da areia volte a ser o mais próximo ao original, antes das erosões.
“Traremos a areia de jazidas do fundo do mar, que, por meio de estudos, foram identificadas. Traremos a areia para a praia e formaremos a nova faixa, respeitando o desenho original”.
Rodrigo Ronchi, secretário de Esportes e Lazer de Vitória, ressaltou a importância da obra e como vai afetar a prática esportiva na areia da praia.
“No dia 6 de agosto, na Praça dos Namorados, tivemos um pouco de dificuldade para realizar algumas competições. A maré estava alta e tínhamos 12 modalidades de esporte e pouco espaço na areia. Tivemos que nos adaptar. Agora, com esta obra, Vitória ganha espaço e ganha o esporte”.
As obras serão feitas por partes, buscando a menor taxa de impacto para comerciantes e frequentadores das praias, que serão avisados sobre a intervenção.
De acordo com Pazolini, o início da obra foi planejado justamente para que houvesse menor impacto para os banhistas e frequentadores da praia, evitando a alta temporada do verão.
Saiba mais
Engordamento da faixa de areia
A prefeitura de Vitória irá “engordar” a faixa de areia das praias da Guarderia, Curva da Jurema e Praia do Iate, em Vitória
Os 261 mil metros cúbicos de areia que serão utilizados para realizar o engordamento serão extraídos de jazidas no fundo do mar.
A previsão de início das obras é para o primeiro semestre de 2024.
O Prazo para conclusão é de 180 dias após o início das obras, com investimento de R$ 30.045.906,08.
Setores
Setor 1
Praia do Iate
Trecho: Entre o Iate Clube e a Ponte da Ilha do Frade.
Nos últimos 20 anos é possível estimar um recuo médio em um metro por ano na faixa de areia.
Nos últimos 2 anos observa-se a intensificação desse recuo com até quatro metros em um ano.
Após o engordamento da faixa de areia, o ponto mais largo da praia será de 35,46 metros de areia exposta.
Setor 2
Guarderia
Trecho: Ponte da Ilha do Frade até Hotel Senac da Ilha do Boi.
Os últimos 20 anos apresentaram deposição de sedimentos em alguns períodos.
Após o engordamento da faixa de areia, o ponto mais largo da praia será de 55,25 metros de areia exposta.
Setor 3
Curva da Jurema
Trecho: Ponte da Ilha do Frade até Hotel Senac da Ilha do Boi.
Apresenta maior amplitude em comprimento e largura.
Devido à proximidade com os quiosques, essa região apresenta maior demanda de usuários diariamente
Após o engordamento, o ponto mais largo da faixa de areia será de 64,14 metros de areia exposta.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Comentários