X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Mil vagas para fazer supletivo do ensino médio no ES

Sesi oferece chances para o programa EJA (Educação de Jovens e Adultos). Vagas são distribuídas em sete unidades no Estado


Imagem ilustrativa da imagem Mil vagas para fazer supletivo do ensino médio no ES
Jakeline Lopes, de 45 anos, conseguiu concluir o ensino médio com ajuda do programa do novo EJA |  Foto: Leone Iglesias/ AT

Jovens e adultos que não conseguiram completar a educação básica têm a oportunidade de concluir o ensino médio estudando de casa.

O Sesi está oferecendo mil vagas para o programa EJA (Educação de Jovens e Adultos) Profissionalizante, em que o aluno conclui o ensino regular e ainda recebe uma qualificação profissional.

As aulas serão totalmente gratuitas e ofertadas no modelo Ensino a Distância (EAD) com alguns encontros presenciais. As vagas são distribuídas em sete unidades no Estado: Aracruz, Araçás (Vila Velha), Cachoeiro de Itapemirim, Civit (Serra), Colatina, Linhares e Jardim da Penha (Vitória).

Ao longo deste ano, serão quatro chamadas para os interessados se inscreverem. Cada chamada para 250 vagas, sendo praticamente 35 para cada uma das unidades.

A primeira já começou e o candidato pode preencher o cadastro de interesse no site sesies.com.br/eja até o dia 29 de março. Outras chamadas acontecerão nos meses de maio, agosto e outubro.

O modelo de ensino a distância foi pensado especialmente para o aluno adulto concluir o nível médio de forma rápida e eficaz em até 18 meses.

Os alunos matriculados também farão, automaticamente, um curso de qualificação profissional oferecido em parceria com o Senai-ES.

O curso será de controlador e programador da produção ou de assistente de controle de qualidade, dependendo da unidade onde se inscrever.

Programa

Ralf Barros, analista de Educação Básica do Sesi e responsável pela Nova EJA profissionalizando do Ensino Médio, explica que o diferencial deste programa está no formato em que 80% das aulas são on-line e apenas 20% são presenciais.

“Como a nova EJA é em regime de gratuidade e o aluno tem flexibilidade para estudar, com apenas uma aula semanal. Isso possibilita que mais pessoas que ainda não tiveram a oportunidade consigam concluir seus estudos”, enfatiza Ralf Barros.

Jakeline Lopes, de 45 anos, foi uma das pessoas que conseguiu concluir o ensino médio através do programa do novo EJA em 2022. Depois disso, ela iniciou o curso de Pedagogia e atualmente faz estágio na área no Sesi Araçás.

Saiba mais

Inscrições

Na primeira chamada da EJA, o candidato deverá preencher o cadastro de interesse até dia 29 de março (próxima sexta-feira) no site sesies.com.br/eja. Outras chamadas acontecerão nos meses de maio, agosto e outubro.

A convocação dos alunos para efetivar a matrícula acontece até o dia 29 de novembro de 2024, de acordo com a disponibilidade nas unidades.

Os interessados devem ter 18 anos completos até a data da matrícula.

Mais informações pelos telefones 0800 102 0880 e 3334-7300, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Vagas

São mil vagas que serão distribuídas em quatro chamadas ao longo deste ano. Cada chamada será para 250 vagas, sendo praticamente 35 para cada uma das sete unidades do Sesi.

Como será o curso?

As aulas acontecerão de forma on-line, durante quatro dias na semana. Para participar das aulas na modalidade EAD, o aluno deverá dispor de computador ou notebook com acesso à internet, webcam e microfone.

Também estão previstas atividades, aulas e avaliações presenciais, que representam 20% da carga horária total do curso. Os encontros presenciais passam a serem realizados uma vez por semana.

Unidades

Imagem ilustrativa da imagem Mil vagas para fazer supletivo do ensino médio no ES
Unidade do Sesi em Jardim da Penha, em Vitória: vagas em turno presencial noturno |  Foto: Divulgação

- Sesi Aracruz

Habilitação: ensino médio + qualificação profissional em controlador e programador da produção (para todas as entradas).

Turno presencial: noturno.

- Sesi Araçás

Habilitação: ensino médio + qualificação profissional em controlador e programador da produção (para a 1ª e 2ª entrada) e assistente de controle de qualidade (para 3ª e 4ª Entrada).

Turno presencial: vespertino / noturno.

- Sesi Cachoeiro

Habilitação: ensino médio + qualificação profissional em assistente de controle de qualidade (para todas as entradas).

Turno presencial: noturno.

- Sesi Civit

Habilitação: EJA Ensino Médio + qualificação profissional em assistente de controle de qualidade (para todas as entradas).

Turno presencial: noturno.

- Sesi Colatina

Habilitação: ensino Médio + Qualificação Profissional em Assistente de Controle de Qualidade (Para a 1ª e 2ª Entrada) e Controlador e Programador da Produção (Para a 3ª e 4ª Entrada)

Turno presencial: Noturno.

- Sesi Linhares

Habilitação: ensino médio + qualificação profissional em controlador e programador da produção (para a 1ª e 2ª Entrada) e assistente de controle de qualidade (para a 3ª e 4ª entrada).

Turno presencial: noturno.

- Sesi Jardim da Penha

Habilitação: ensino médio + qualificação profissional em controlador e programador da produção (para todas as entradas).

Turno presencial: noturno.

Fonte: Sesi.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: