Mais exames e agendamento on-line contra câncer de mama
Prefeituras da Grande Vitória têm reforçado combate contra o câncer neste mês com mais mamografias disponíveis às mulheres
Escute essa reportagem
O câncer de mama é um dos tipos de tumor mais comuns no País, atrás apenas do câncer de pele, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Somente neste ano, são esperados 900 novos casos no Estado.
Uma das medidas para a detecção precoce da doença é o rastreamento por mamografia. O exame, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é indicado para mulheres de 50 a 69 anos uma vez a cada dois anos. Agendamento on-line e aumento de oferta de exames estão entre as ações realizadas pelas prefeituras da Grande Vitória, durante o Outubro Rosa.
Leia mais sobre Cidades
Na capital, a prefeitura informou que, em média, são ofertadas 800 mamografias por mês. Neste mês, serão oferecidos 1.400 exames. Para ter acesso ao procedimento, a mulher deve passar por uma consulta em sua unidade de saúde de referência.
Na Serra, a partir de amanhã, serão liberadas, a partir das 18 horas, 1.200 vagas para agendamento, que pode ser feito pela internet, clicando aqui. Não será preciso levar a requisição de mamografia, ela será feita no dia do exame.
Além disso, a prefeitura do município oferta, em média, 1.500 exames, que podem ser agendados nas unidades de saúde. Já no próximo sábado, em Planalto Serrano, a partir das 9 horas, serão disponibilizados 600 exames de mamografia para a população da região.
Em Vila Velha, também haverá agendamentos on-line, sempre à 15 horas, pelo site da prefeitura.
Das 1.500 mamografias ofertadas na cidade, 850 serão para agendar de forma on-line. A técnica de radiologia Thais Linhares é uma das profissionais que atuam na clínica terceirizada, que presta serviço para a prefeitura.
Em Viana, são disponibilizadas 80 vagas semanais, um total de 320 vagas mensais. Para ter acesso ao serviço, a interessada deve procurar uma das 18 unidades básicas de saúde do município, requisitar consulta especializada e solicitar encaminhamento ao exame.
No município de Cariacica, a prefeitura informou que os atendimentos são feitos via unidade de saúde, que é a porta de entrada para os serviços, sendo ofertadas 800 vagas de mamografia por mês.
Mamografia
O exame deve ser feito por mulheres, na faixa etária dos 50 aos 69 anos, a cada dois anos, segundo recomendação do Ministério da Saúde, mesmo que não apresentem sinais ou sintomas da doença.
A porta de entrada dessa paciente é a Unidade Básica de Saúde (UBS), onde o médico da família faz a solicitação do exame.
A partir do resultado, a paciente é encaminhada para uma unidade de referência para tratamento.
Serra
On-line
Para a campanha do Outubro Rosa, será disponibilizado agendamento on-line extra e exclusivo para exame de mamografia de mulheres entre 50 e 69 anos e que tenham feito mamografia há mais de um ano.
As vagas serão liberadas desta quinta-feira (05), a partir das 18 horas. O agendamento será realizado pela internet, clicando aqui.
Serão disponibilizadas nesta iniciativa 1.200 vagas a mais em outubro para a realização do exame, que será feito ao longo do mês em uma clínica credenciada pelo município.
Para realizar o exame, é necessário que a paciente apresente RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Não será preciso levar a requisição de mamografia, ela será feita no dia do exame. Caso não dê para comparecer, basta voltar ao site por onde agendou e cancelar.
Ambulatório
As mamografias rotineiras podem ser agendadas pelo Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), em Jardim Limoeiro, e nas unidades de saúde. A prefeitura do município oferta, em média, 1.500 exames por mês.
Ação
Neste sábado (07), em Planalto Serrano, a partir das 9 horas, também serão disponibilizados 600 exames de mamografia para a população da região.
Vitória
Em média, são ofertadas 800 mamografias por mês no município. Mas, neste mês, serão ofertados 1.400 exames.
Além da realização do exame em mulheres com idade entre 50 e 69 anos, a capital também realiza o procedimento em mulheres com idade igual ou superior a 35 anos que apresentem um ou mais dos fatores de risco indicados pelo Inca, e em qualquer outra faixa etária no caso de haver qualquer achado suspeito.
Para ter acesso ao exame, a mulher deve passar por uma consulta em sua unidade de saúde de referência.
Vila Velha
O município fornece, em média, por mês, 1.500 vagas, por meio, da USB de referência. É preciso agendar uma consulta, e a paciente já sairá com o encaminhamento para a realização do exame.
On-line
Neste mês de outubro, das 1.500 vagas, estão sendo ofertadas 850 vagas para mamografias por livre demanda e agendamento on-line, no site da Prefeitura de Vila Velha,
clicando aqui.
Os agendamentos para os exames acontecem de segunda a sexta-feira (exceto feriados), às 15 horas, com oferta de 50 vagas por dia.
Cariacica
São oferecidas 800 vagas de mamografia por mês, via UBS.
os atendimentos são feitos via UBS, que é a porta de entrada para os serviços.
Viana
São disponibilizadas 80 vagas semanais, ou seja, 320 vagas mensais de exames de mamografia.
Para ter acesso ao serviço, a interessada deve procurar uma das 18 unidades básicas de saúde do município, requisitar consulta especializada e solicitar encaminhamento ao exame.
Fonte: Prefeituras consultadas.
Ultrassom e ressonância podem ser necessárias
Para aquelas pacientes que não têm indicação de realizar o exame de mamografia, médicos explicam que autoexame e ultrassom podem ser necessários.
“Para pessoas com menos de 50 anos, muitas vezes, é necessário complementação com ultrassonografia de mamas ou até recorrer à ressonância magnética”, explica a oncologista Sabina Aleixo.
Segundo a oncologista clínica Virgínia Altoé Sessa, outra forma de identificar um nódulo na mama é com o autoexame.
“Se a paciente tiver histórico familiar, ela precisa rastrear essa mama nem que seja com ressonância, ultrassom, autoexame e com o exame feito pela ginecologista, de maneira adequadamente, porque pacientes com histórico familiar podem ter um risco relativo aumentado para o desenvolvimento de câncer de mama”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários