X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Mais de 18 mil óculos de graça este ano no ES

Programa de Órtese Oftalmológica, da Secretaria de Estado da Saúde, vai contemplar pacientes do SUS de 23 municípios


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 18 mil óculos de graça este ano no ES
Arildo Neves da Rocha conta que já ganhou outros óculos do programa e se prepara para receber um novo |  Foto: Leone Iglesias/ AT

A Superintendência Regional de Saúde de Vitória (SRSV) está em ação com um projeto de distribuição gratuita de óculos de grau. A iniciativa, que faz parte do Programa de Órtese Oftalmológica, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), visa a oferecer aproximadamente 19 mil óculos ao longo de 2024.

É válido ressaltar que a ação é destinada a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de 23 municípios que compõem a Região Metropolitana de Saúde, como Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Domingos Martins, Fundão, Guarapari e Afonso Cláudio.

A partir da próxima segunda-feira (15) serão iniciados os atendimentos no Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, em Cariacica, para a medição, etapa fundamental na produção dos acessórios.

O superintendente da regional de Saúde Metropolitana, Heber Lauar, comentou sobre a importância da iniciativa.

“A distribuição dos óculos vem atender um dos pilares do SUS, que é a integralidade do tratamento. O paciente inicia no diagnóstico e, se houver algum problema, pensamos em como tratá-lo. Se a correção é passível de ser feita por um óculos, a gente completa o tratamento ao dá-lo para o paciente. É um pilar do SUS fazer o tratamento de forma integral”.

Para ter acesso, ele explicou que o usuário precisa de uma receita de óculos fornecida e carimbada por médico oftalmologista do SUS, que deve estar com data não superior a um ano.

“O paciente precisa entregar essa receita em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência e fazer a solicitação”.

Após o pedido do acessório, os municípios entram em contato com o CRE para marcar um horário de atendimento, pois a etapa de medição é realizada lá.

Com os horários organizados, a UBS informa ao paciente o dia da consulta para a medição, e, após essa etapa, o prazo para que o aparelho fique pronto é entre 20 a 30 dias.

Uma das pessoas que já está com horário marcado para a medição é o aposentado Arildo Neves da Rocha, de 67 anos. Ele disse que, anteriormente, já ganhou outros óculos do Programa de Órtese Oftalmológica e que eles são de ótima qualidade.

“Serei atendido no dia 16 e estou animado. Os óculos são ótimos! Fico satisfeito tanto com a armação quanto com as lentes”.

Fique por dentro

Prazo de entrega é de 20 a 30 dias

- Solicitação de óculos

Para conseguir o acessório, o usuário precisa ter receita de óculos fornecida e carimbada por um médico oftalmologista do SUS.

O paciente deve entregar a receita em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência e fazer a solicitação do serviço. A receita deve estar com data não superior a um ano.

É realizado o agendamento para a medição, que é feita no Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, em Cariacica.

Depois dessa consulta, os óculos ficam prontos entre 20 e 30 dias.

A ação é voltada para 23 municípios que compõem a região Metropolitana de Saúde. São eles: Afonso Cláudio, Aracruz, Brejetuba, Cariacica, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Santa Teresa, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: