Mães vivem o sonho de ser Miss Universo
Candidatas dizem que participar do concurso ajuda mulheres que depois da maternidade acham que perderam a beleza
Escute essa reportagem
Em meio ao dia a dia da maternidade, Anna Mark, Sabrina Pinheiros e Rosana Neves concorrem ao Miss Universo Espírito Santo 2024. Exemplos de simpatia e beleza, elas têm um grande potencial para conquistar a coroa. Será que neste ano haverá uma mãe vencedora do título?
Anna, de 30 anos, que já conquistou o título de miss Vila Velha, disse para A Tribuna que suas filhas Sarah, 15, e Maria Clara, 12, são o motivo dela estar no concurso. Inicialmente, afirmou que não tinha o sonho de ser miss, mas hoje segue firme e forte para fazer bonito no concurso, pelo qual é encantada.
“Elas têm um orgulho imenso de mim, e isso me deixa radiante! Inclusive, estou no concurso porque elas insistiram para eu me inscrever. E olha, só ganhei! (quando foi miss Vila Velha). Estavam certas, estou muito feliz. As duas acreditam em mim, não vou decepcioná-las jamais”, contou a candidata, que trabalha como modelo.
Se hoje Anna pode participar do concurso e inspirar suas filhas nesse projeto, anos atrás, não poderia. Charles Souza, diretor do Miss Universo ES 2024, explicou que a participação de mães na franquia Miss Universo, que envolve concursos no Estado, Brasil e Universo (nível mundial), passou a ser possível a partir de 2023.
“Isso mostra que o Miss Universe não ficou preso no passado e está evoluindo dando oportunidades para mulheres mais experientes e que representam muitas outras. Gerar e cuidar de uma criança é uma dádiva de Deus, a mulher é a única capaz dessa façanha, por que proibir elas de participarem? Não fazia mais sentido”, comentou.
Anna, inclusive, afirmou que já sofreu preconceito no mundo da moda por ser mãe. Ela celebra a evolução da iniciativa.
“Abre portas para mulheres que, assim como eu, muitas vezes acham que depois da maternidade perderam a beleza, e deixam até mesmo de se cuidar por só ter tempo de cuidar dos filhos. O miss empodera, trás de volta a autoestima, mostra o quanto somos lindas”, ressaltou.
“Quando temos essa porta, podemos passar essa mensagem para essas mães em casa: ‘Ei, levanta daí! Você é incrível e seu maior poder é ser mãe!’”, completou.
Além de mães, Charles explicou que no ano passado a participação foi liberada também para mulheres casadas.
E em 2024 houve outra mudança de regra significativa: foi retirado o limite de idade.
Na Argentina, Alejandra Rodríguez, de 60 anos, é um exemplo. Ela venceu a etapa estadual, tornando-se miss de Buenos Aires.
Final do concurso será em julho
O Miss Universo Espírito Santo 2024 acontecerá em 20 de julho no espaço Patrick Ribeiro, em Vitória. Nesse dia especial, as candidatas desfilarão com looks deslumbrantes e farão uma prova de oratória.
Charles Souza, diretor do evento, comentou que atualmente, as 24 misses selecionadas para disputarem a coroa estão no 3º pré-confinamento, etapa onde ensaiam a coreografia da grande final e produzem campanhas dos patrocinadores oficiais.
Um dia antes da final, ele ressaltou que haverá a etapa preliminar, que irá avaliar as finalistas de acordo com a passagem de cada uma pelos encontros e confinamento realizados.
Misses
Charles falou sobre o que o público pode esperar das candidatas que estão concorrendo ao desejado título de Miss Universo Espírito Santo.
“São mulheres reais e engajadas cada uma com suas causas e representatividade. Elas vêm de norte a sul do Estado e possuem histórias super interessantes para contar e influenciar”.
Elas representam os municípios de Rio Bananal, Laranja da Terra, Jaguaré, Vitória, Linhares, Piúma, Cachoeiro de Itapemirim, Rio Novo do Sul, Guarapari, Marataízes, Ibatiba, Afonso Cláudio, Venda Nova do Imigrante, Iúna, Serra, Colatina, Mimoso do Sul, Alegre, Ibitirama, Sooretama, Marechal Floriano e Anchieta.
A mulher eleita no Miss Universo Espírito Santo concorre ao Miss Universo Brasil. Depois, concorre ao Miss Universo (mundial).
Fique por dentro
Eleita concorre à coroa nacional
- Miss Universo ES 2024
É um concurso tradicional voltado para a representatividade e o empoderamento feminino.
Ao longo dos treinamentos e do confinamento, as misses são avaliadas em relação à comunicação, propósito, oratória, performance e também relacionamento interpessoal. Tudo é monitorado, sendo importante para o resultado final.
Na final, que acontecerá em 20 de julho, ocorrem os tradicionais desfiles com trajes de gala e de banho. A performance e o desempenho final também são avaliados.
- Requisitos para ser Miss
Um bom propósito de vida, comunicação aprimorada para representar o Espírito Santo em nível nacional, entender seu propósito no concurso, conhecer bastante o Estado; além dos quesitos técnicos como passarela e oratória. A beleza é naturalmente avaliada.
Fonte: Organização do evento.
Comentários