X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Jurong perto de construir novo navio no ES

Empresa que opera o estaleiro venceu a licitação da Petrobras para a construção de plataformas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Jurong perto de construir novo navio no ES
Navio-plataforma P-58, do tipo FPSO, como a P-84 e a P-85, que podem ser produzidas no Espírito Santo |  Foto: Petrobras

Pelo menos um novo navio-plataforma será construído no Espírito Santo. Sites especializados em petróleo e gás, como o Petronotícias e o Brasil Energia, garantem que a Seatrium, empresa de Singapura que opera o Estaleiro Jurong Aracruz, venceu a licitação da Petrobras para construir as plataformas P-84 e P-85.

As unidades serão instaladas nos campos de Atapu e Sépia, respectivamente, no pré-sal da Bacia de Santos. O edital da concorrência previa a alternativa de contratar as duas unidades separadamente, mas, frente ao aquecimento do mercado fornecedor e do cenário de inflação, a estatal optou por escolher uma única vencedora, como noticiado pela Brasil Energia.

Leia mais sobre Cidades

CEO da DVF Consultoria, Durval Vieira de Freitas, festejou: “Notícia fantástica para o Estado, para o País. Creio que eles vão construir uma plataforma em Aracruz, tipo FPSO, para produção de petróleo no mar, e outra em Angra dos Reis (RJ)”.

Segundo ele, é uma obra de longa duração com grandes chances de negócios para fornecedores locais e abertura de empregos diretos e na cadeia de abastecimento.

“Uma plataforma demanda cerca de 6 mil profissionais diretos na sua construção. São engenheiros mecânicos, eletricista, automação, tubulação, planejamento, meio ambiente, segurança, coordenação, entre outros”, frisou.

Serão necessários ainda técnicos e profissionais de nível médio, para trabalhar como montador, soldador, operador de máquinas, ajustadores, eletricista, especialista em robótica, segurança, meio ambiente, pintor, bombeiro e outros, segundo Vieira.

Na cadeia de abastecimento, ele estima que serão no mínimo 12 mil empregos, envolvendo todos os segmentos de serviços e comércio.

A reportagem entrou em contato com o Estaleiro Jurong nesta terça-feira (23), que encaminhou para avaliação da diretoria, mas até o fechamento da edição, não houve retorno oficial.

Navios para o Estado

Navios-plataformas

As plataformas P-84 e P-85 serão instaladas nos campos de Atapu e Sépia, respectivamente, no pré-sal da Bacia de Santos.

Após alguns meses de negociações, a Seatrium (empresa formada pela fusão entre Sembcorp Marine e a Keppel Offshore) é apontada como a vencedora da concorrência.

No Brasil, a Seatrium opera os estaleiros BrasFELS, em Angra dos Reis (RJ) e Jurong Aracruz, em Aracruz, norte do Estado.

Capacidade

As plataformas P-84 (Atapu) e P-85 (Sépia) terão, cada uma, capacidade de produção diária de 225 mil barris de óleo por dia e processamento de 10 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

Produção

O início da produção está previsto para 2029 – isto é, fora do atual Planejamento Estratégico da petroleira, que vai de 2024 a 2028.

Ainda não está claro qual será o papel desses estaleiros nas obras da P-84 e P-85, mas empresários do setor acreditam que os cascos sejam construídos na Ásia, enquanto os módulos sejam fabricados no Brasil, incluindo o Estaleiro Jurong, em Aracruz.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: