Igreja luterana faz 200 anos com festa em Santa Teresa
Evento, que será realizado no dia 7 de julho em Santa Teresa, contará com atrações como cultos, comidas típicas e shows culturais
Escute essa reportagem
A presença luterana no Brasil completa, este ano, 200 anos. Em 1824, foi organizada a primeira comunidade luterana, em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano, outros imigrantes chegavam, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.
No Espírito Santo, a igreja luterana se estabeleceu, inicialmente, onde hoje fica Campinho, em Domingos Martins.
Para comemorar a data, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) do Espírito Santo preparou muitas atrações como cultos, praça de alimentação com comidas típicas e shows no Dia Sinodal da Igreja, que vai acontecer em Santa Teresa, região serrana, no dia 7 de julho.
De acordo com informações divulgadas pelo Sínodo Espírito Santo a Belém, a comemoração começa cedo, às 8h, com concentração dos fiéis em frente à prefeitura de Santa Teresa. Logo após, no Centro de Eventos da cidade, haverá almoço, cultos e apresentações culturais. A entrada é franca.
Pastor Sinodal do Espírito Santo, Ismar Schiefelbein explicou que o primeiro grupo mais expressivo de protestantes a entrar no Brasil e estabelecer-se em definitivo foi o dos luteranos, que a partir de 1824 vieram como imigrantes alemães.
Segundo ele, “a história da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Espírito Santo teve início no Natal do ano de 1846, quando um grupo recém-chegado de imigrantes alemães, que traziam em sua bagagem a Bíblia, o Hinário e o Catecismo Menor de Martim Lutero, celebraram o primeiro culto evangélico-luterano em solo capixaba”. Isto ocorreu em Vitória, na capital do Estado”.
Depois disso chegaram muitos grupos de imigrantes alemães, pomeranos e de outras nacionalidades. Na medida em que eram assentadas nos municípios de Domingos Martins, Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá, as primeiras comunidades luteranas iam sendo edificadas.
Hoje, segundo o Sínodo Espírito Santo a Belém, existem 167 comunidades e 71 pontos de pregação distribuídos em 31 paróquias no Estado.
A Reforma Protestante foi um movimento religioso que aconteceu na Europa, no século XVI, fomentado por razões políticas e religiosas.
O movimento teve como principal líder Martinho Lutero, um monge alemão, que fez críticas à Igreja Católica e ao Papa.
Comentários