Hospital Infantil vai ganhar 182 novos leitos
Obra de ampliação da unidade, em Vila Velha, começa em setembro e deve ser concluída em março de 2026, segundo o governo
Escute essa reportagem
A partir de setembro, o Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, passará por uma obra de ampliação que garantirá 182 novos leitos.
O governador Renato Casagrande assinou, ontem, a ordem de serviço para início dos trabalhos. Atualmente, a unidade conta com 228 leitos e, após a ampliação, passará a ter 410.
Serão mais 140 leitos clínicos de enfermaria pediátrica, 15 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) médio risco, 10 leitos de Utin alto risco e 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (Utip), além de cinco salas cirúrgicas.
Com investimento de R$ 27,8 milhões, a obra começa em setembro e a previsão é que seja concluída em 30 meses, ou seja, março de 2026.
O Himaba é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Leia mais:
Especialistas alertam para risco de tomar vitaminas por conta própria
Cidade do ES investiga 4 casos suspeitos de febre maculosa
De acordo com o diretor-geral do hospital, Claudio Amorim, a expectativa é que o Himaba se torne um dos maiores hospitais pediátricos do Brasil.
“Temos o Himaba como o único hospital pediátrico porta aberta do Estado. No ano passado, atendemos 126.738 crianças. Temos um ambulatório com 22 especialidades que geram diagnósticos e cirurgias”, ressaltou.
Um dos motivos que levaram à ampliação foi a elevada demanda. A cada 10 pacientes que dão entrada no Himaba, oito são internados.
Além disso, o diretor destaca que, na área da pediatria, o período de final de janeiro a final de junho é marcado pelas síndromes respiratórias.
“Além do período mais frio, os responsáveis acabam não vacinando as crianças. Essa baixa taxa de vacinação leva ao aumento no volume de internações”, explicou.
A reforma contempla também todos os ambientes hospitalares necessários para o pleno funcionamento dos leitos, como farmácia, almoxarifado, central de material esterilizado, refeitório, cozinha, expurgo (local para descarte de resíduos), depósito de material de limpeza, entre outros.
Estado abre centro de oftalmologia
Em funcionamento desde o último dia 4, o Centro Oftalmológico Pediátrico do Espírito Santo, localizado no Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba) e inédito no Estado, já atendeu cerca de 300 crianças.
A previsão é que a unidade oferte 600 consultas por mês por meio do Sistema da Regulação Estadual.
Neste sistema, a primeira consulta é regulada pela atenção primária, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS's).
Se o médico avaliar que é necessária uma consulta especializada, a criança é encaminhada para o Himaba.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) oferece a primeira consulta para a identificação do problema. Já a segunda consulta, se necessária, dependerá do diagnóstico, a partir do qual será possível remarcar uma consulta para entrega de exames ou marcação de cirurgia, por exemplo.
Desde o início do funcionamento do centro, 287 crianças já foram atendidas. Deste total, em apenas três casos foi identificada a necessidade de cirurgia.
“É uma entrega importante, porque este é um serviço inédito no Espírito Santo. No Brasil, há poucos estados que possuem essa referência. É um avanço considerável para o Estado, com foco na humanização dos processos e dos profissionais”, destacou o diretor-geral do Himaba, Claudio Amorim.
Leia mais:
Prêmio Artesanato Capixaba 2023: saiba como disputar prêmio de R$ 44 mil
Voluntários vão testar novo remédio contra Alzheimer e Parkinson
Comentários