Gabarito oficial do Enem sai nesta terça-feira
Respostas estavam previstas para serem divulgadas até o dia 24, mas foram antecipadas pelo Ministério da Educação (MEC)
Escute essa reportagem
O gabarito oficial e os cadernos de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão disponibilizados às 19 horas desta terça-feira (14). Os dados estarão no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O edital do Enem previa a divulgação dos gabaritos até o dia 24 deste mês, mas o ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Instituto, Manuel Palacios, anunciaram a nova data no último dia de aplicação das provas, no domingo (12).
“O gabarito oficial, que estava previsto para o dia 24, o Inep vai ter a possibilidade de antecipar a divulgação”, disse Camilo, em entrevista coletiva convocada após a realização do segundo dia de provas do exame deste ano. O primeiro ocorreu domingo, 5 de novembro. “Terça-feira (hoje), o Inep vai antecipar, por volta das 19 horas, a divulgação do gabarito oficial das provas do Enem”.
Também no último domingo, o governo informou que quase um terço dos inscritos no Enem não compareceu aos dois dias de prova. Dos 3,9 milhões de inscritos, 1,2 milhão não fizeram o exame, o primeiro sob a atual gestão do presidente Lula.
A taxa de abstenção do exame foi de 32%. O volume de faltosos seguiu o padrão dos últimos anos, de acordo com dados divulgados no último domingo pelo governo.
No Enem do ano passado, faltaram aos dois dias do exame 32,1% dos inscritos, segundo dados divulgados pelo Inep.
O prazo para solicitar a reaplicação do Enem começou ontem e vai até sexta-feira, na Página do Participante. As pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, podem pedir para fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro. Isso também vale para as pessoas que foram alocadas em locais de prova com distância superior a 30 quilômetros da casa informada na inscrição.
O MEC afirmou ainda que vai anular uma das questões do segundo dia de provas por “falta de ineditismo”. A pergunta já havia sido usada em 2010. A elaboração do Enem pressupõe o uso de apenas perguntas inéditas.
Comentários