Exército abre vagas para alistamento feminino no Espírito Santo
Pela primeira vez, o Espírito Santo oferece a possibilidade de alistamento voluntário feminino. Inscrições vão até 30 de junho
O governo federal abriu novas vagas para o alistamento militar feminino e, pela primeira vez, o Espírito Santo passa a oferecer a possibilidade de Alistamento Voluntário Feminino nos municípios de Vila Velha e Vitória.
Em nota, o Ministério da Defesa informou que as mulheres que se alistarem em 2026 poderão ser incorporadas a partir de 2027, conforme o Plano Geral de Convocação para o Serviço Militar Inicial Feminino.
Ao todo, são 1.467 vagas para mulheres no País. Dessas, 1.010 são para o Exército, 300 para a Aeronáutica e 157 para a Marinha, distribuídas em 145 municípios de 21 estados e no Distrito Federal. Segundo o Ministério da Defesa, a intenção é ampliar gradualmente esse número nos próximos anos.
O processo de recrutamento é realizado em etapas: alistamento, seleção geral, seleção complementar, designação ou distribuição e incorporação. A seleção inclui entrevista, inspeção de saúde — com exames clínicos e laboratoriais — e testes físicos.
Segundo o Ministério, as mulheres poderão ser incorporadas como marinheiros-recrutas, na Marinha do Brasil; soldados, no Exército Brasileiro; ou soldados de segunda classe, na Força Aérea Brasileira.
A pasta ainda adiciona que, após o Período de Instrução Básica, que envolve conteúdos como símbolos nacionais, noções de armamento e disciplina militar, as incorporadas atuarão em atividades de apoio, de acordo com as necessidades das organizações militares.
Os jovens que realizarem o alistamento em 2026 e forem selecionados iniciarão o serviço militar em 2027, com duração inicial de 12 meses. Há a possibilidade de prorrogação por até oito anos, desde que haja vagas, interesse do militar e aprovação das Forças Armadas.
Homens e mulheres incorporados não têm estabilidade. Quem desejar seguir carreira deverá participar de processos seletivos específicos, como concursos ou cursos de formação.
O alistamento militar 2026 começou no último dia 1º e segue até 30 de junho. As inscrições podem ser feitas pela internet, no site alistamento.eb.mil.br, ou presencialmente em uma Junta de Serviço Militar.
Ao contrário do caso masculino, o alistamento militar feminino é facultativo e foi criado em 2024 pelo Ministério da Defesa. No ano de 2025, 33.721 mulheres realizaram o alistamento. Podem se alistar mulheres que completam 18 anos agora em 2026.
Saiba mais
É preciso completar 18 anos em 2026
Alistamento feminino
Criado em 2024 pelo Ministério da Defesa, o Alistamento Feminino Voluntário não é obrigatório.
Em 2026, as mulheres poderão se alistar no Estado pela primeira vez nos municípios de Vila Velha e Vitória.
O alistamento é a primeira etapa do processo, e a incorporação das selecionadas ocorrerá em 2027.
Vagas
Ao todo, são 1.467 vagas no País. Dessas, serão:
1.010 para o Exército do Brasil.
300 para a Aeronáutica.
157 para a Marinha do Brasil.
As vagas estão distribuídas em 145 municípios de 21 estados e no Distrito Federal.
As mulheres podem ser incorporadas como marinheiros-recrutas, na Marinha do Brasil; soldados, no Exército Brasileiro; ou soldados de segunda classe, na Força Aérea Brasileira.
Após a incorporação, o Serviço Militar Inicial tem duração obrigatória de 12 meses, com possibilidade de prorrogação conforme critérios das Forças Armadas.
Alistamento militar 2026
Prazo: Até dia 30 de junho.
Onde fazer: Pelo site alistamento.eb.mil.br ou presencialmente, em uma Junta de Serviço Militar.
Documentos: CPF, documento de identidade com foto (RG, CNH) e comprovante de residência.
Para se alistar, é preciso completar 18 anos em 2026.
Fonte: Ministério da Defesa, pesquisa AT.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários