Educação para o trânsito chega nas escolas públicas com apoio do Detran ES
Ação prepara jovens da rede pública para a primeira habilitação

A educação para o trânsito ganhou espaço nas salas de aula do Espírito Santo. Nesta quarta-feira (15), o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) e o Instituto Salomão promoveram uma etapa de formação voltada a alunos do Ensino Médio da rede pública que integram a disciplina eletiva "Educação de Trânsito", parte do programa CNH Social 2025. A aula oferece aos estudantes o conteúdo teórico da formação de condutor.
A disciplina é oferecida atualmente a cerca de 700 alunos, distribuídos em sete escolas nos municípios de Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória. Com a aprovação na disciplina, os estudantes podem aproveitar o conteúdo do Curso Teórico-Técnico no processo de formação para a Primeira Habilitação, avançando diretamente para a etapa de prova de legislação. O programa tem como foco formar jovens mais responsáveis e conscientes em suas atitudes no trânsito, além de permitir que concluam a parte teórica exigida pela autoescola ainda na escola.
Com palestras, cursos e orientações, o programa está em constante aperfeiçoamento para que os estudantes do Ensino Médio tenham a oportunidade de obter a habilitação de forma gratuita assim que atingirem a idade necessária, destacou o governador do Estado, Renato Casagrande.
“O CNH Social é um programa de largo alcance, que também contempla a educação para o trânsito com palestras, cursos e orientações. É uma iniciativa em constante aperfeiçoamento, tanto que agora estamos abrindo essas oportunidades aos nossos estudantes do Ensino Médio, que poderão obter sua habilitação de forma gratuita assim que atingirem a idade necessária. Queremos motoristas responsáveis e, assim, reduzir as mortes no trânsito”, afirmou o governador.
O diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, explicou que, diante da importância e da adesão dos alunos à disciplina de “Educação de Trânsito”, surgiu a oportunidade de reservar 10% das vagas do programa para esses estudantes, desde que comprovem bom desempenho escolar e atendam aos requisitos previstos no edital.
“Hoje estamos recebendo cerca de 350 alunos que, por meio do programa CNH Social e por méritos próprios — é claro! — conseguirão alcançar a sonhada Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Isso possibilitará que esses jovens sejam inseridos com mais facilidade no mercado de trabalho e, por consequência, possam dar um passo importante na mudança de suas vidas e das suas famílias. Essa é a premissa do programa CNH Social: oportunizar melhoria na vida das pessoas. Que bom que podemos fazer isso por meio da CNH”, disse o diretor.
O vice-governador Ricardo Ferraço também esteve presente no evento de formação. “O Salão São Tiago está cheio de vida. É muito bom ver nossos jovens com brilho nos olhos. Estamos aqui celebrando uma política pública com alto alcance social. Em muitos casos, é a primeira habilitação de uma família. Essa inclusão abre portas e gera oportunidades. Uma atividade profissional se abre, e isso leva dignidade às pessoas”, pontuou.
“Para o Instituto Salomão, estamos realizando um sonho há muito tempo esperado. Além de levar educação para o trânsito aos jovens do Ensino Médio, agora, por meio do programa CNH Social, com o apoio do Governo do Estado e do Detran|ES, podemos concretizar a oportunidade de acesso à primeira habilitação. Essa formação vai muito além de preparar para dirigir — ela forma cidadãos conscientes, que compreendem que eles fazem parte do trânsito. A segurança nas vias é responsabilidade de todos, e nosso maior compromisso é com a preservação da vida”, comentou o presidente da entidade, Osmar Pereira Ramalho.
Etapa de formação
Para os alunos beneficiados com uma vaga no programa CNH Social, a etapa de formação teve como objetivo proporcionar uma vivência educativa voltada para a cidadania no trânsito. A valorização da vida, o respeito às normas e a importância do cumprimento das etapas do processo de habilitação foram destaques e prioridades durante a aula.
O encontro também teve o objetivo de orientá-los sobre o funcionamento do programa CNH Social e o cumprimento dos prazos estabelecidos pelo Detran|ES em edital, além de reforçar que a responsabilidade individual contribuirá, no coletivo, para um trânsito mais seguro.
Para alcançar esse objetivo, foram escolhidos alguns temas e profissionais da área para palestrar aos alunos. Entre as temáticas, destacaram-se: a formação do condutor, o impacto das vítimas de trânsito na saúde pública, direitos e deveres no trânsito e comportamentos seguros.
Benefícios gratuitos concedidos aos alunos selecionados
Assim como os demais participantes do programa CNH Social, os alunos selecionados realizam todo o processo de habilitação até a obtenção da CNH gratuitamente. O beneficiário tem direito aos seguintes procedimentos:
- Captura biométrica na agência do Detran|ES;
- Exames médicos e psicológicos em clínica credenciada pelo Detran|ES;
- 20 aulas teóricas e práticas na autoescola;
- Três reprovações, seja na prova teórica ou prática;
- Duas aulas extras (em caso de reprovação na prova prática, apenas para candidatos que não reprovaram na prova teórica).
Em caso de falta, o candidato deverá pagar a taxa de remarcação da prova e as taxas cobradas pela autoescola.
*Estagiária sob supervisão de Weslei Radavelli
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários