Novo Polentão vai ter área coberta para 20 mil pessoas
Estrutura da nova área de eventos em Venda Nova terá 10 mil m de área coberta, sistema de drenagem e acessibilidade

O Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o Polentão, em Venda Nova do Imigrante, será demolido para dar lugar a uma nova estrutura.
O futuro pavilhão, com 10 mil metros quadrados de área coberta, terá cobertura metálica, sistema de drenagem, ventilação cruzada e total acessibilidade.
Projetado para oferecer mais conforto e segurança aos moradores e visitantes, o novo espaço poderá receber até 20 mil pessoas.
O anúncio da reconstrução foi feito no último domingo, durante o encerramento da Festa da Polenta. Na ocasião, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, assinou a ordem de serviço que autoriza o início das obras, ainda sem prazo definido para conclusão.
Segundo Casagrande, o turismo tem sido o principal motor do desenvolvimento capixaba. “O Polentão é um símbolo do nosso turismo. Venda Nova do Imigrante se consolidou no agroturismo e precisa de um centro de eventos adequado para receber moradores e visitantes”, afirmou.
Com investimento de R$ 11,9 milhões, o projeto prevê a demolição completa da antiga estrutura e a construção de uma base reforçada, com fundações mais profundas e resistentes.
O novo pavilhão contará com pilares e cobertura de alta durabilidade, além de sistemas de drenagem e fechamento lateral que garantem melhor proteção contra enchentes. A obra também contempla a renovação das áreas de apoio, com atenção à ventilação, iluminação e acessibilidade.
Para o secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho, a reconstrução do Polentão representa um investimento direto no turismo e na economia de Venda Nova do Imigrante.
“O espaço abriga a tradicional Festa da Polenta e outros eventos que movimentam o comércio, fortalecem a rede de hospedagem e valorizam a herança cultural italiana que define a cidade”, destacou.
“A Festa da Polenta completou este ano sua 47ª edição. É uma das celebrações mais tradicionais do Estado, que une cultura italiana, gastronomia, alegria e a história de um povo que mantém vivas suas raízes. Recebemos visitantes de vários municípios e de diversas regiões do Brasil. Esse investimento do governo do Estado é fundamental para aprimorar o acesso e a estrutura física do Polentão”, disse.
Reconstrução
História, cultura e fé
“A reconstrução do Polentão é um marco para nossa cidade. Esse espaço representa a alma de Venda Nova, onde nossa história, cultura e fé se encontram. Com a nova estrutura, estaremos ainda mais preparados para receber o público e fortalecer o turismo, que sustenta nossa economia e valoriza nossas tradições”.
Dalton Perim, prefeito de Venda Nova do Imigrante
Fique por dentro
Antiga estrutura será demolida
Obras no Polentão

Demolição total e reconstrução do pavilhão principal.
Área construída: 10 mil m.
Investimento: R$ 11,9 milhões, do governo do Estado.
Capacidade prevista: Até 20 mil pessoas.
Nova estrutura: Cobertura metálica, fundações reforçadas, pilares de alta durabilidade, sistema de drenagem e ventilação cruzada.
Conforto e segurança: Projeto prioriza ventilação, iluminação e circulação aprimorada.
Acessibilidade: O local terá rampas, banheiros adaptados e sinalização inclusiva.
Objetivo: Modernizar o local da Festa da Polenta e fortalecer o turismo.
Situação atual: Ordem de serviço assinada; obras sem prazo definido para conclusão.
Padre Cleto Caliman
O progresso de Venda Nova muito se deve ao padre Cleto Caliman. Em nove décadas de vida, ele dedicou 62 anos ao sacerdócio e à arte de buscar melhorias para o município.
A Festa da Polenta surgiu por iniciativa dele, em 1978, quando foi convidado para ir à Festa da Polenta de Alfredo Chaves. Ele achou a ideia interessante e criou a festa em Venda Nova.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários