Traição virtual e ciúme na internet entre os principais motivos de divórcio
Especialistas afirmam que curtidas suspeitas e conversas no direct estão as principais razões para o fim de muitos casamentos

Curtidas suspeitas, comentários e conversas no direct têm saído das redes sociais para os tribunais: a traição virtual e o ciúme na internet estão entre os principais motivos de divórcio no Brasil, segundo especialistas.
A percepção de advogados da área de família – pelos casos atendidos – é que gestos aparentemente inofensivos no mundo digital têm gerado desconfiança, crises e o fim de muitos relacionamentos.
Além das redes sociais, outro “terreno fértil” para as traições são as plataformas de relacionamento. Tanto que uma pesquisa, realizada pela plataforma de encontros extraconjugais Gleeden, apontou o Brasil como o país com a maior quantidade de infiéis da América Latina.
O levantamento mostrou que oito em cada 10 brasileiros já traíram seus parceiros.
A professora e advogada de Família e Sucessões Anne Brito avalia que, mesmo sem dados oficiais, na prática da advocacia de família, é perceptível que as redes sociais e os aplicativos de mensagens têm se tornado palco de muitos conflitos conjugais.
“Diria que, junto à traição em geral, está entre os cinco principais motivos de divórcios. Até porque a dinâmica das redes muitas vezes facilita esse tipo de interação. O que antes acontecia em bar ou festa, hoje acontece de forma mais fácil e escondida, pela tela do celular”.
No escritório da advogada de Família e Sucessões Bárbara Nespoli, vice-presidente da Comissão de Família da OAB-ES, há alguns anos, segundo ela, a traição que começa nas redes sociais é a maior causa de divórcios.
“Conversas íntimas, flertes ou troca de mensagens sensuais são consideradas 'traição virtual' e podem ser motivos para pedir o divórcio, mas não são crime no Brasil, já que o adultério foi descriminalizado em 2005”.
A advogada Ana Paula Morbeck, presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), seção Espírito Santo, esclarece que, desde 2010, não é preciso apontar o motivo para o divórcio no Brasil. Ou seja, não há que se falar de culpa (ou o motivo) para justificar o pedido de divórcio .
“O que temos são relatos das pessoas que nos procuram, dados estatísticos vindos de pesquisas feitas diretamente às pessoas, sem registros nos tribunais sobre isso. E, em nosso escritório, isso aparece, sim, como um motivo”.
LEIA TAMBÉM: "Confiança não nasce da vigilância", afirma terapeuta familiar
Alguns casos
Celular “para trabalho”
Um homem tinha dois celulares – um pessoal e um que dizia ser institucional (para uso no trabalho) – e a esposa sempre acreditou. No entanto, pessoas próximas começaram a ver o perfil dele em aplicativos de relacionamento e comentaram com a esposa. Até que ela descobriu que o marido usava esse segundo celular (de trabalho) também para isso, tendo, inclusive, um perfil no Instagram de solteiro e com outro nome.
Sentimentos mal resolvidos

A curtida de Neymar em um post do influenciador Lucas Guedez repercutiu nas redes sociais. Bruna Marquezine aparece entre as fotos publicadas pelo influenciador, em que o jogador curtiu. Internautas notaram a interação e levantaram teorias sobre sentimentos mal resolvidos do jogador, que namorou a atriz no passado, e comparações com a atual esposa de Neymar, Bruna Biancardi.
Mensagens a alunas
Um rapaz era coach de investimentos, com ampla divulgação on-line, um influencer na área. Além do Instagram, vendia cursos por plataforma, inclusive mentorias. Ele se envolvia com algumas alunas, trocava mensagens sensuais e marcava encontros pela plataforma de trabalho. A esposa auxiliava na administração do negócio e, trabalhando, descobriu. Já havia perdoado outras traições antes, mas depois dessa descoberta, divorciaram.
Mulher de biquini no Instagram

O jogador Yuri Lima, 31, namorado da cantora Iza, 35, voltou a ser assunto nas redes sociais após republicar a foto de uma mulher de biquíni em seu Instagram. A atitude gerou repercussão, especialmente por lembrar a polêmica de 2024, quando o casal enfrentou uma crise após a exposição de conversas íntimas entre o atleta e uma criadora de conteúdo adulto. Na época, Iza estava grávida da filha do casal. Esta semana o casal anunciou novamente a separação.
Pagava por fotos sensuais
O marido pagava pessoas para lhe enviarem fotos sensuais. Mesmo a situação nunca tendo saído do ambiente virtual, sem encontros físicos, a quebra de confiança foi suficiente para gerar a ruptura, após a esposa ter acesso às mensagens na barra de notificação enquanto usava o celular dele para pedir um carro por aplicativo.
Dois perfis
Um homem tinha dois perfis no Instagram: um pessoal e outro profissional. No profissional, ele falava com a esposa que não postava nada de família e nem pessoal, mas que usaria o perfil apenas para trabalho. No entanto, era por meio desse perfil que ele conversava com diversas mulheres, que, por sua vez, acreditavam que ele era solteiro. O caso terminou em divórcio.
Fontes: Advogadas Anne Brito e Bárbara Nespoli.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários