Educação no trânsito a bordo do kart
Projeto social oferece a estudantes uma experiência gratuita no automobilismo, enquanto ensina sobre segurança nas pistas
Escute essa reportagem
Uma experiência a bordo de um kart, mas, antes, uma aula sobre educação no trânsito. Esse é o roteiro do Cidadão do Amanhã, projeto social que usa o interesse dos jovens pelo automobilismo para atrair a atenção deles para um assunto que interessa a todos: trânsito seguro.
O projeto foi lançado no ano passado e fez tanto sucesso que já foi dada a largada para a edição deste ano, que vai proporcionar essa experiência a 3 mil jovens com idades entre 14 e 18 anos, de escolas públicas e particulares.
“O objetivo é, primeiro, ensinar a eles como deve ser a conduta no trânsito, como pedestres, ciclistas e passageiros que são hoje e como condutores que serão em breve”, destacou Guido Arthur, da Associação Fãs de Kart Amador do Espírito Santo, que realiza o projeto em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes, por meio da Lei de Incentivo Estadual ao Esporte Capixaba.
Uma turma de alunos que cursa a terceira série do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nova Carapina, na Serra, aprovou a experiência.
“Os estudantes reforçam, com a programação do Cidadão do Amanhã, um conteúdo ao qual têm acesso em sala de aula, que é a cidadania no trânsito. Eles vêm para o projeto sabendo que vão desenvolver competências e habilidades. Aprendem e se divertem”, disse a professora Milena Braga.
A professora Lidiane Oaschi, que também acompanhou os alunos, destacou a oportunidade de colocá-los em contato com algo que não é de fácil acesso para eles. “Muitos desses jovens não teriam condições de pagar para vivenciar essa emoção de pilotar um kart. O projeto agrega experiência de vida”.
Leia mais
Festa das crianças com superkits de chocolate
Égua de estimação tem até festa de aniversário
A capitã Melaine Pinto, do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, destacou a importância do projeto, afirmando que a educação é o caminho para reduzir o número de acidentes de trânsito.
“A educação precisa salvar o trânsito no Brasil, porque a fiscalização não está salvando. Fiscalizamos e punimos, mas isso não tem sido suficiente. Precisamos que os jovens e futuros condutores saibam lidar com o trânsito, sempre com um olhar de cuidado para com o outro”, disse.
Sobre o Cidadão do Amanhã
Escolas devem inscrever turmas
O Cidadão do Amanhã une a emoção do kart e a educação no trânsito e é voltado para estudantes com idades entre 14 e 18 anos, de escolas públicas e privadas.
As escolas que tiverem interesse de proporcionar essa experiência aos alunos podem entrar em contato pelo telefone (27) 99286-1299.
Um ônibus disponibilizado pelo projeto busca os alunos na escola no contraturno da aula e leva-os até a Associação Fãs de Kart do Espírito Santo, em Jardim Camburi, Vitória, onde são realizadas as atividades.
Os alunos assistem a uma palestra sobre trânsito, aprendem regras do kart e depois partem para a pista.
Fonte: Entrevistados citados na reportagem
Comentários