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Cidades

De olho na estética: aumenta procura por cosméticos mais naturais

Levantamento apontou que mais da metade dos consumidores globais levam a composição dos produtos em consideração na hora da compra


Imagem ilustrativa da imagem De olho na estética: aumenta procura por cosméticos mais naturais
"Prefiro produtos naturais e veganos porque os resultados na pele são muito bons” - Talia Nascimento, estudante de Pedagogia |  Foto: Fábio Nunes/AT

Basta uma visita a lojas de cosméticos, farmácias ou supermercados para perceber: os “cosméticos limpos”, feitos com ingredientes naturais ou de origem vegetal, estão cada vez mais presentes nas prateleiras. De acordo com especialistas, os preços mais acessíveis e a consciência ambiental provocam o crescimento desses produtos.

O farmacêutico e professor na área de Estética e Cosmética da Universidade Vila Velha (UVV) Luiz Carlos Cavalcanti aponta que a preferência por produtos mais naturais ou, pelo menos, com ausência de ingredientes potencialmente tóxicos, se dá por uma conscientização sobre a necessidade de práticas mais sustentáveis.

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Para o especialista, há pressão para que a indústria cosmética se preocupe com a ética e a responsabilidade ambiental.

“A evolução da indústria cosmética permite a oferta de produtos para todos os bolsos. Além da escolha pelos mais naturais, com ingredientes menos tóxicos, o tipo de embalagem e a destinação também são preocupações. Estamos vivendo uma onda de 'zero emissão', de práticas que agridam minimamente a natureza”.

O gerente de Educação Profissional do Senac-ES de Vitória, Bruno Emílio, destaca que, de acordo com levantamento da empresa de pesquisas Nielsen, 53% dos consumidores globais consideram a ausência de ingredientes químicos como um fator decisivo na escolha de produtos de beleza. Ele explica vantagens desses produtos.

“‘Cosméticos limpos’ são formulados para serem suaves e adequados para diferentes tipos de pele, minimizando reações alérgicas e irritações. Isso é importante, considerando que aproximadamente 60% dos consumidores se relacionam com a pele sensível, de acordo com um estudo”.

A estudante de Pedagogia Talia Nascimento, 19, é vaidosa e investe no autocuidado com diversos “cosméticos limpos” no dia a dia, como, por exemplo, máscaras veganas para hidratação da pele.

A conscientização ambiental e os benefícios para a pele motivam a preferência, conta ela.

“Minha escolha por produtos veganos veio após tomar conhecimento de empresas que prejudicam a natureza. Além dos produtos comerciais, explorei receitas caseiras, como o uso de pepino nos olhos e máscaras de argila. Esses métodos não agressivos entraram na minha rotina”.

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|  Foto: Divulgação

Avanços em procedimentos

Imagem ilustrativa da imagem De olho na estética: aumenta procura por cosméticos mais naturais
Thaís Brito durante tratamento com a especialista Gessica Cabral |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

“É muito bom se olhar no espelho, se amar mais e se achar mais bonita a cada dia”. É assim que a enfermeira Thaís Brito de Souza, 32, define a importância do autocuidado.

Ela é vaidosa e não liga em dizer os tratamentos que faz, como toxina botulínica, ultraform, radiofrequência, drenagem linfática e pigmentação das sobrancelhas e dos lábios.

Para a especialista em estética Gessica Cabral, o momento de mercado é ótimo para a carreira na área de beleza. Ela conta que na rotina da clínica Vanessa Cabral as clientes relatam sobre a tendência crescente da valorização do autocuidado e do bem-estar. Avanços tecnológicos também foram importantes para a expansão do mercado.

“Os avanços tecnológicos também tornaram os procedimentos mais seguros, menos invasivos, com tempos de recuperação mais curtos e resultados mais naturais. Isso torna os procedimentos mais atrativos para um público mais amplo”.

As novidades

Óleo para radiância da pele

Combinações poderosas estão entre os lançamentos para tornar a pele mais radiante.

Um óleo de ação antioxidante, da Sallve, por exemplo, hidrata, previne os sinais do tempo, uniformiza e melhora a elasticidade, deixando um acabamento macio e confortável sobre a pele.

A fórmula possui vitamina C, carotenoides, quercetina e vitamina E. O produto combina, ainda, óleo de semente de uva e phytoesqualano, que complementam a hidratação e fortalecem a barreira da pele.

Shampoo

Nova fórmula para reconstrução capilar

Novas fórmulas de shampoo promovem a reconstrução da fibra capilar por meio da união de diferentes complexos de ativos. A linha Resgate, da Ervas Naturais, por exemplo, proporciona um tratamento completo com componentes como extrato de linho, d-pantenol e manteiga de karité. A formulação oferece maciez, emoliência, hidratação e crescimento dos fios.

Nutrição profunda

Novas fórmulas promovem a nutrição capilar e a reposição de vitaminas sem pesar os fios. A nova linha Match, de O Boticário, por exemplo, utiliza um óleo purificante e bio-ômegas que, juntos, nutrem o cabelo e formam uma barreira protetora que mantém a hidratação do fio.

A nova linha nutre até a 3ª camada da fibra capilar, deixa a superfície capilar mais suave e é indicada para cabelos com fios secos, opacos e sem brilho.

Fonte: Ervas Naturais, Raavi, Lion, Sallve e O Boticário.


Análise

Imagem ilustrativa da imagem De olho na estética: aumenta procura por cosméticos mais naturais
Gisélia Freitas é especialista em pessoas, carreiras, imagem e cultura organizacional |  Foto: Divulgação

"Qualificação é essencial"

“A indústria da beleza no Brasil apresenta vastas oportunidades de mercado.

Com uma população de mais de 200 milhões de pessoas, a demanda por produtos e serviços relacionados à beleza é constante.

A diversificação de serviços, como estética, cabeleireiro, maquiagem e produtos de cuidados pessoais, oferece uma ampla gama de opções para empreendedores.

Além disso, o aumento do uso de mídias sociais e influenciadores digitais tem gerado uma demanda significativa por profissionais que dominem as tendências e as técnicas da beleza.

Portanto, a qualificação é essencial para uma carreira promissora na indústria da beleza. Cursos de capacitação, certificações e atualização constante são cruciais para se manter competitivo.

A habilidade de criar conexões com os clientes, entender suas necessidades e fornecer um serviço melhor e personalizado também desempenha um papel vital no sucesso desse mercado”.

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