Teatro, centro de eventos e heliponto na Rotatória do Ó
Novo sistema viário, em Laranjeiras, na Serra, foi inaugurado e mais obras já estão previstas. Espaço também vai ter uma Escola de Artes
Escute essa reportagem
O Sistema Viário Eldes Scherrer Souza, popularmente conhecido como a Rotatória do Ó, vai ganhar um teatro para 700 pessoas.
O anúncio foi feito neste sábado (28), durante a inauguração da rotatória, pelo prefeito Sergio Vidigal, que apresentou o projeto.
Na área, de 2.800 metros quadrados, será construído um Centro Cultural, que abrigará o teatro, uma Escolas de Artes, além de um Centro de Eventos com 800 metros quadrados. A ideia é que no local também tenha um heliponto para dar suporte aos hospitais da região.
Segundo a prefeitura, o projeto executivo está sendo elaborado, para então ser licitado.
Já a nova rotatória é composta por mergulhões, vias exclusivas para ônibus e ciclovia, beneficiando os veículos que vão para os bairros Morada de Laranjeiras, Laranjeiras, Feu Rosa, Jacaraípe e Manguinhos.
Durante o evento, Vidigal anunciou ainda outras obras que prometem melhorar o tráfego nas principais avenidas da Serra, como o Contorno do Mestre Álvaro, previsto para ser entregue em dezembro; o binário da Norte Sul, programado para abril do ano que vem; e o Contorno de Jacaraípe, obra em parceria com o governo do Estado, com previsão de conclusão ainda no primeiro semestre de 2024.
O Contorno do Mestre Álvaro, obra do governo federal, é uma das que prometem dar mais agilidade ao fluxo de caminhões de cargas, que terão uma via alternativa para trafegar sem ter de atravessar a BR-101.
De acordo com o prefeito, o município está se movimentando para municipalizar o trecho da BR-101, que corta a cidade, para que ele possa ser integrado à mobilidade urbana do município.
Outra obra destacada por Vidigal é o binário da Norte Sul, que abrange 41 ruas no bairro Jardim Limoeiro, e transformará a avenida Norte Sul em mão única no sentido Laranjeiras.
“Isso vai permitir que a mobilidade da região melhore, reduzindo os congestionamentos”, destacou.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Durante o evento de inauguração, o governador Renato Casagrande anunciou também um convênio de R$ 50 milhões para a cidade, para serem investidos em obras de drenagem e pavimentação de diversas ruas do município, além da desobstrução do banco de areia na foz do rio Reis Magos.
SAIBA MAIS
Centro Cultural
> Na área de 2.800 metros quadrados da Rotatória do Ó, na Serra, a prefeitura planeja construir um Centro Cultural, que abrigará um teatro, com capacidade para 700 pessoas, uma Escolas de Artes, além de um Centro de Eventos com 800 metros quadrados.
> A ideia é que, no local da nova rotatória, também tenha um heliponto, para dar suporte aos hospitais da região.
> Segundo a Prefeitura da Serra, o projeto executivo está sendo elaborado, para então ser solicitada a licitação.
Nova rotatória
> Na manhã deste sábado, foi entregue o chamado Sistema Viário Eldes Scherrer Souza. A construção, que fica localizada em Laranjeiras, será responsável por agilizar e melhorar o trânsito para cerca de 45 mil condutores que trafegam diariamente pela região.
> Além do anel viário, que foi totalmente liberado no final de julho, a rotatória tem uma via expressa exclusiva para ônibus, ciclovia e três mergulhões, beneficiando os veículos que vão para os bairros Morada de Laranjeiras, Laranjeiras, Feu Rosa, Jacaraípe, Manguinhos, entre outros locais.
O que vem por aí
> O Contorno do Mestre Álvaro é outra obra prevista para ser entregue em dezembro.
> Já o binário da Norte Sul, programado para abril do ano que vem, abrange 41 ruas no bairro Jardim Limoeiro.
> As obras estão sendo realizadas no trecho que vai da entrada da ArcelorMittal Tubarão, em Carapina, até o cruzamento da rodovia ES-010, sentido Vitória x Serra.
> Já o Contorno de Jacaraípe, obra em parceria com o governo do Estado, tem a previsão de conclusão ainda no primeiro semestre de 2024.
Fonte: Prefeitura da Serra.
Comentários