X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Ciclovia da Terceira Ponte ficará aberta das 5h30 às 22h30

Informação foi confirmada ontem pelo governo do Estado. Entre os primeiros 45 a 60 dias, acesso será livre


Imagem ilustrativa da imagem Ciclovia da Terceira Ponte ficará aberta das 5h30 às 22h30
Ciclovia da vida será inaugurada no próximo dia 27 com o Pedalaço pela Paz e o espetáculo “Luzes pela Vida” |  Foto: HEYTOR GONÇALVES / AT

A nova faixa da Terceira Ponte e a Ciclovia da Vida vão ser inauguradas no próximo dia 27. O anúncio foi feito ontem pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, em seu perfil no Twitter.

Secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno informou que os portões que dão acesso à Ciclovia da Vida vão ficar abertos das 5h30 às 22h30, diariamente, tanto por questão de segurança quanto por necessidade de limpeza e manutenção.

Veja mais notícias sobre Cidades aqui

Ele  adiantou também que o acesso será livre nos primeiros 45 a 60 dias, ou seja, sem necessidade de apresentar o Cartão GV, como anteriormente divulgado pelo governo do Estado.

Damasceno pontuou que, após o prazo estipulado, haverá uma reavaliação sobre a necessidade do Cartão GV. 

A entrega das obras de ampliação da Terceira Ponte e a Ciclovia da Vida, segundo Casagrande,  vai ser marcada por dois eventos.

Às 8 horas, vai ser feito um Pedalaço pela Paz, com saída da Praça do Papa, e que vai cruzar a Terceira Ponte, voltando para a capital na sequência. Já às 17 horas, vai ser realizado o espetáculo “Luzes pela Vida”, no Cais das Artes, em Vitória.

As obras de ampliação da Terceira Ponte foram iniciadas em julho de 2021. O projeto previa a criação de mais duas faixas no local, uma em cada sentido da pista. Com isso, o número total de faixas passa a ser de seis na ponte, sendo três em cada lado da via.

As pistas laterais vão ter 3,10 metros e serão de uso exclusivo para veículos pesados, como ônibus, veículos de serviço, como ambulâncias e viaturas, além de motos, que vão ter preferência para trafegar nessa faixa.  Já as pistas no meio ficam destinadas a automóveis e terão 2,80 metros cada.

Com faixas mais estreitas para carros, a velocidade máxima também terá de ser alterada, passando de 80 km/h para 70 km/h.

Além disso, a obra ainda conta com a construção da Ciclovia da Vida nas laterais da ponte, uma barreira criada pelo governo para evitar suicídios no local. Um mirante foi construído no vão central para permitir que os usuários façam uma pausa e apreciem a vista. O local conta com câmeras.

O uso da Ciclovia da Vida será gratuito inicialmente e com proibição do acesso de pedestres ou de pessoas em motocicletas, skates, patins, ciclomotores, entre outros.

Fique por dentro

Qual o tamanho da ciclovia?

Os dois lados somados terão 6,5 quilômetros de comprimento e 3 metros de largura. Ela foi instalada em estrutura metálica na parte externa da Terceira Ponte, nos dois sentidos. 

Cada lado poderá ser acessado pelos ciclistas que trafegam em um dos sentidos (o mesmo da via dos carros). A ciclovia conta com um mirante.

Vai precisar pagar pedágio para atravessar a ciclovia?

NÃo, mas o controle de entrada se dará por meio do Cartão GV ou por meio de QR Code gerado em aplicativo. No portão ficará um validador igual aos dos ônibus. Por meio do cartão  ou QR Code se dará o controle de fluxo, para saber quantas pessoas entraram e saíram da via. No entanto, entre os primeiros 45 a 60 dias, não será preciso utilizar o validador.

Onde as pessoas podem ter acesso ao CartãoGV?

Assim como quem usa os ônibus do Sistema Transcol, para ter o CartãoGV Cidadão é necessário se dirigir a um dos pontos de atendimento do GVBus ou em um parceiro credenciado. O cartão custa R$ 10, que são convertidos em créditos para andar de ônibus do Transcol. 

Será necessário fazer um cadastro para atravessar a ciclovia?

Como o ciclista precisará ter o cartão ou usar o aplicativo, os mecanismos funcionarão como identificador e controle de acesso.

Poderá circular na ciclovia com patinete e bicicletas elétricos, skate, patins ou ciclomotor (motos elétricas)?

Conforme a resolução do Contran, podem circular em ciclovias bicicletas elétricas, skates elétricos e patinetes elétricos. Patins, patinete infantil e ciclomotores, como motos elétricas, não são liberados.

Como ficará a segurança de quem trafega pela via?

Ao longo da ciclovia já estão sendo instaladas câmeras de alta qualidade, que estarão ligadas à central de videomonitoramento da Ceturb-GV. O Corpo de Bombeiros já realizou  testes de procedimentos para casos como de ciclistas passarem mal ou sofrerem algum tipo de intercorrência na ciclovia.

A ciclovia pode ser interditada em caso de ventos ou temporal?

A regra para interdição em caso de mau tempo segue a mesma que a Terceira Ponte como um todo, analisando as condições do vento. Não haverá restrição de passagem pela ciclovia unicamente por estar chovendo.

Tem idade mínima para usar a ciclovia?

Não. Ela funcionará como uma ciclovia normal, sendo liberada para qualquer pessoa, desde que seguindo os critérios de utilização, como estar em uma bicicleta. Podem ser, nesse caso, bicicletas de tamanhos diferentes. Ela poderá ser usada tanto por quem se desloca para trabalhar, por exemplo, quanto para lazer.

Terá tempo para atravessar?

Não haverá um limite de tempo. As câmeras vão monitorar a passagem das pessoas.

Terá banheiro e bebedouro ao longo da via?

Não. A ciclovia é uma via para deslocamento.

Quanto tempo os ciclistas levarão para atravessá-la?

Depende da velocidade, mas pode ser, em média, 15 minutos.

Vai funcionar 24 horas?

Não. A ciclovia vai funcionar das 5h30 às 22h30.  O período em que estará fechada servirá para realização de serviços como de manutenção e limpeza.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: